Confira as atualizações dos Sitreps até 13 de abril

SDS/UnB divulga relatórios sobre a pandemia do novo coronavírus no DF, Brasil, mundo e Palop, além da vigilância ativa da UnB e do aplicativo Guardiões da Saúde

Texto: Isabella Valenza (extensionista do Programa de Comunicação Comunitária – FAC/UnB e da Sala de Situação da UnB)

Os Relatórios de Situação ou Situation Reports (Sitreps), produzidos pela equipe da Sala de Situação da Universidade de Brasília, são realizados para reportar a situação da atual conjuntura sobre a pandemia da covid-19. Os dados atualizados na terça-feira (13) estão disponíveis no site.

As informações são materiais técnicos, com análises epidemiológicas dos casos, óbitos, insumos, entre outros dados disponíveis nos bancos de dados e painéis de monitoramento oficiais.

Conforme o monitoramento da Secretaria de Saúde (SES/DF), o Distrito Federal totaliza 361.023 pessoas infectadas, com 899 casos confirmados em 24 horas. Vale ressaltar que 6.906 casos evoluíram para óbito. Devido ao aumento de novos casos, a unidade de terapia intensiva (UTI) por covid-19, na localidade, apresenta elevada taxa de ocupação de leitos, com uma lista de espera de 362 pacientes.

De acordo com os dados oferecidos pela Organização Mundial de Saúde e pelo painel do Ministério da Saúde, o Brasil contabiliza 13.599.994 de pessoas infectadas , sendo 82.186 casos confirmados em um período de 24 horas, e 358.425 óbitos.

No mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde, o número de casos chega a  136.291.128, sendo 567.849 casos de pessoas infectadas pelo vírus em 24 horas e 2.941.128 óbitos. Cerca de 732.000.000 doses de vacina foram administradas. EUA, China e Índia são os países que mais se imunizaram.

Nos Países Africanos de Língua Portuguesa, conforme os dados da Organização Mundial da Saúde e da Universidade John Hopkins, são 124.616 pessoas infectadas pelo vírus e 1.736 óbitos. Moçambique ultrapassou Angola apresentando a maior média móvel por novos casos por covid-19.

O Sitrep UnB traz ainda informações sobre a vigilância ativa na instituição e dados do aplicativo Guardiões da Saúde.

Confira aqui mais detalhes sobre os Sitreps com atualizações até 13 de abril.