Confira o SITREP da semana epidemiológica de 22 de agosto a 28 de agosto com  as últimas informações sobre a situação da saúde animal em todo mundo

No Sitrep #55 houve oito relatórios de saúde animal em todo o mundo. Na Mongólia houve quatro surtos de Dermatite Nodular Contagiosa. O primeiro caso com mais de 500 bovinos suscetíveis e 22 casos confirmados. Os outros três surtos ocorreram próximos um ao outro, sendo mais de 600 bovinos suscetíveis ao todo. Apesar disso, a origem da infecção ainda é desconhecida e medidas de controle foram tomadas. Os casos confirmados foram sacrificados.

Na Austrália, um caso de Vírus da Síndrome da Mancha Branca em camarões foi notificado. Todos os animais da instalação foram sacrificados e está sendo realizado um processo de descontaminação no local.

Já na Rússia, cinco alertas de Peste Suína Africana foram emitidos. No primeiro, um javali selvagem foi a óbito. No segundo, quatro suínos domésticos foram acometidos, sendo que um veio a óbito. O terceiro alerta notificou sete animais suscetíveis, enquanto o quarto notificou 24 animais suscetíveis. Por fim, no último alerta foram mais de 8.000 animais suscetíveis em uma suinocultura. Diversas medidas de controle foram aplicadas.

Na África, mais especificamente em Botswana, um surto de Febre Aftosa foi notificado, no qual 20 bovinos foram diagnosticados e nenhum foi a óbito até o momento.

O que é SITREP Animal?

O Sitrep Animal é um documento que tem foco na divulgação de eventos de importância em saúde única internacional, com foco preventivo e informativo, baseado na vigilância de eventos através de canais diretos e indiretos, como sites oficiais e ferramentas de busca na internet. Sua importância se revela diante da praticidade e da confiabilidade trazidas, pois auxilia na análise epidemiológica da saúde animal em todo o mundo. Assim, contribui para profissionais da área de maneira que eles possam ficar a par das notificações feitas em determinado período.

Os Sitreps são feitos por estudantes residentes da Sala de Situação que, com o auxílio de um professor orientador, buscam esses dados em fontes seguras e os integram em um documento. Semanalmente, os dados são atualizados e reportados pelos alunos.

Saúde Única

Esse conceito surgiu para centralizar a integração entre saúde humana, saúde animal e saúde ambiental. Dessa forma, para garantir que a saúde única, ou One Health, em inglês, seja viabilizada na prática, é necessário que haja uma abordagem transdisciplinar, a qual resulte em ações que impactem os três âmbitos. Um exemplo é o controle de zoonoses, que traçam atividades de vigilância e prevenção de forma direta ou indireta sobre populações de animais alvo, que refletem em um benefício direto para a saúde humana. Assim, One Health torna-se fundamental para ultrapassar a barreira que divide as diferentes esferas de saúde e integrar as ações desses profissionais, tornando a saúde única.

O segmento One Health da Sala de Situação de Saúde é um grupo formado por seis integrantes fixos e quatro volantes. A cada mês, quatro membros do Programa de Residência Médica Veterinária da Universidade Nacional de Brasília integram os trabalhos do grupo. A intenção da equipe é introduzir atividades práticas e científicas no campo da saúde única.

Confira o relatório completo aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

pt_BRPT_BR