Formulário de Contato

ArboControl

Projeto direcionado à investigação do controle do vetor Aedes aegypti e as arboviroses dengue, zika e chikungunya. É financiado pelo Ministério da Saúde e liderado pela Universidade de Brasília.

QUEM PARTICIPA?

  • Laboratórios
  • Pesquisadores
  • Professores dos Departamentos de Saúde Coletiva e da Farmácia
  • Pesquisadores colaboradores
  • Discentes dos diversos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Ciências da Saúde (UnB).

COMPONENTES

Trata-se de um projeto de estudo organizado em quatro componentes.

  • Componente 1 – Pesquisa para o controle de vetor
  • Componente 2 – Novas tecnologias em saúde
  • Componente 3 – Educação, informação e comunicação para o controle do vetor
  • Componente 4 – Formação e Capacitação profissional

METAS DO COMPONENTE 2:

  • META 7: Elaboração de diagnóstico de sistemas de informação entomológicas, ambientais, epidemiológicas e assistenciais disponíveis no Ministério da Saúde e o uso de evidências para fornecer respostas e apoiar a tomada de decisão;
  • META 8: Desenvolvimento de módulo de vigilância vetorial para Zika, Dengue, Chikungunya elaborado para compor Sistema Nacional de Controle Vetorial, inicialmente para Malária, já existente e desenvolvimento de aplicativo para uso em campo, visando a alimentação do módulo de SIS de vigilância vetorial para Zika, Dengue, Chikungunya;
  • META 9: Desenvolvimento e implementação das informações epidemiológicas, assistenciais, ambientais e entomológicas utilizando o conceito de Business Intelligence (BI) para subsidiar a tomada de decisões nas três esferas de governo.

NOSSAS METAS NO PROJETO:

META 8

  1. Desenvolver Módulo de vigilância vetorial para Zika, Dengue, Chikungunya para compor Sistema Nacional de Controle Vetorial, inicialmente para Malária já existente no MS com informações georreferenciadas.
  2. Realizar piloto para SIS de Controle Vetorial Zika, Dengue, Chikungunya, Malária e aplicativo de campo em 1 município com população acima de 100 mil habitantes e com grande incidência de casos registrados para as arboviroses.
  3. Desenvolver aplicativo móvel, para uso em campo para coleta de dados epidemiológicos, assistenciais, ambientais e entomológicas que irá alimentar o módulo desenvolvido para o Sistema Nacional de Controle Vetorial Zika, Dengue, Chikungunya, Malária, considerando informações de “rotina” e de “emergência”, com funcionamento online e off-line.

META 9

  1. Desenvolver e modelagem de bancos de dados epidemiológicos, ambientais e entomológicos a serem integrados.
  2. Definir os indicadores para construção de relatórios considerando a META 7 e reuniões com o MS e representante dos estados e munícipios.
  3. Desenvolver os relatórios analíticos considerando a META 7 e reuniões com o MS e representante dos estados e municípios.
  4. Desenvolver de suíte Pentaho Opensource e seus componentes para criação de um Data Warehouse utilizando os conceitos de um Business Intelligence – BI para as três esferas de governo.
  5. Desenvolver de um Data Warehouse.
  6. Desenvolver as rotinas de ETL.
  7. Desenvolver os Dashboards.
  8. Promover a integração de informações estratégicas para a saúde pública para prevenção e controle de arboviroses.
Precisa da nossa ajuda?
A Sala de situação quer te apoiar a melhorar seu trabalho, conte conosco para fortalecer a vigilância em saúde em sua área de atuação.