Formulário de Contato

Confira as atualizações dos Sitreps até 27 de abril

Confira as atualizações dos Sitreps até 27 de abril

SDS/UnB divulga relatórios sobre a pandemia do novo coronavírus no DF, Brasil e mundo, além da vigilância ativa da UnB e do aplicativo Guardiões da Saúde 

Texto: Isabella Valenza (extensionista do Programa de Comunicação Comunitária – FAC/UnB e da Sala de Situação da UnB)

A atualização dos dados até a última terça-feira (27), dos Relatórios de Situação ou Situation Reports (Sitreps), sobre a pandemia do novo coronavírus no DF, Brasil e mundo, já estão disponíveis no site da Sala de Situação. 

Os dados são materiais técnicos, feitos pela equipe da Sala, com estudos epidemiológicos dos casos, óbitos, insumos, entre outras informações disponíveis nos bancos de dados e painéis de monitoramento oficiais.

Conforme o monitoramento da Secretaria de Saúde (SES/DF), o Distrito Federal totaliza 375.924 pessoas contaminadas pelo novo coronavírus. São 918 casos confirmados em 24 horas. No total, 7.669 vidas foram perdidas.

Nas últimas semanas, o cenário epidemiológico do Distrito Federal aponta uma ligeira tendência de melhora, principalmente, em relação à media móvel de casos. Em relação à média móvel dos óbitos, a tendência de melhora é um pouco menor. Segundo Mauro Sanchez, epidemiologista e vice- coordenador da Sala, para continuar com a melhora nesses indicadores, de forma sustentável, é preciso avançar, de forma rápida, na vacinação dos grupos prioritários. Mauro ressalta também que é importante manter as medidas de proteção individuais e coletivas, que têm sido tomadas desde o início da pandemia. 

O Brasil, de acordo com os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), contabiliza 14.369.423 casos confirmados desde o início da pandemia. São 28.636  casos confirmados em 24 horas e o coronavírus deixou mais de 391.936 vítimas no país. O ritmo de vacinação ainda é lento – 13,96% da população brasileira recebeu a primeira dose e apenas 6,2% recebeu a segunda dose.

No mundo, segundo os dados da Organização Mundial da Saúde e da Universidade de Johns Hopkins, o número de pessoas infectadas ultrapassou 149.000.000, sendo mais de 763.000 casos nas últimas 24 horas. Aproximadamente 3.000.000 de casos vieram a óbito. 

Cerca de 961 milhões de doses de vacinas foram administradas. Países como EUA, Reino Unido, Canadá e Alemanha lideram o ranking de doses aplicadas a cada 100 pessoas.

Os Sitreps trazem também dados da vigilância ativa da Universidade de Brasília e do aplicativo Guardiões da Saúde. 

Confira aqui mais detalhes sobre os Sitreps com atualizações até 27 de abril.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa da nossa ajuda?
A Sala de situação quer te apoiar a melhorar seu trabalho, conte conosco para fortalecer a vigilância em saúde em sua área de atuação.