Confira as atualizações dos Sitreps até 11 de maio

Por: Isabella Valenza

A equipe da Sala de Situação da Universidade de Brasília produz Relatórios de Situação ou Situation Reports (Sitreps) com a finalidade de informar a atual situação sobre a pandemia da Covid-19. As informações atualizadas até terça (11) estão disponíveis no site.

Os relatórios são materiais técnicos, produzidos pela equipe da Sala, com estudos epidemiológicos, número de casos e óbitos, insumos, entre outras informações disponíveis nos bancos de dados e painéis de monitoramento oficiais.

Conforme os dados do painel da Secretaria de Saúde (SES/DF), o Distrito Federal contabilizou 388.286 casos confirmados, desde o início da pandemia, em março. São 766 novos casos em 24 horas. O número de óbitos chegou a 8.184 óbitos.

Na capital, 564.440 doses de vacina foram administradas. Além disso, houve uma baixa nos números de casos, mas todas as medidas de proteção, uso de máscara, higienização das mãos, distanciamento social, devem ser mantidas.

O Brasil, segundo os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), totaliza 15.282.705 pessoas infectadas pelo coronavírus. São 72.715 casos confirmados em 24 horas. 425.540 brasileiros perderam a vida, vítimas da contaminação.

No país, 17,24% da população receberam a primeira dose e 8,68% receberam a segunda dose. Depois de muitas semanas em uma situação muito crítica, as taxas de ocupação dos leitos de UTI Covid-19 no país estão começando a dar sinais de melhora.

De acordo com os dados da Organização Mundial da Saúde, o mundo contabiliza 159.319.384 pessoas infectadas. Em 24 horas, 643.091 casos foram confirmados. O número de óbitos chegou a 3.311.780.

1,2 bilhões de doses de vacinas foram administradas no mundo todo. China, EUA e Índia são os países que mais vacinaram sua população.

Os PALOPS, conforme o monitoramento da Organização Mundial da Saúde, contabilizam 139.490 pessoas infectadas. Nos países, 1.910 óbitos foram registrados. Entre os países de língua portuguesa, Moçambique e Angola receberam destaque casos com 825 e 636 casos respectivamente.

Os Sitreps trazem também dados da vigilância ativa da Universidade de Brasília e do aplicativo Guardiões da Saúde.

Confira aqui mais detalhes sobre os Sitreps com atualizações até 11 de maio.