Formulário de Contato

Nova atualização do Guardiões da Saúde será testada por colaboradores da SDS/UnB

Nova atualização do Guardiões da Saúde será testada por colaboradores da SDS/UnB

Aplicativo contará com vigilância ativa institucional para auxiliar no monitoramento da covid-19

Por Fernanda Angelo

O aplicativo Guardiões da Saúde terá nova atualização. A ferramenta passará a contar com a funcionalidade  da vigilância ativa institucional para o monitoramento de casos da covid-19. Para iniciar o processo, os colaboradores da Sala de Situação da Universidade de Brasília – SDS/UnB estão convidados a participar da novidade, por meio de um projeto piloto, antes da ampla divulgação para outros grupos. 

Agora, não será mais preciso reportar o estado de saúde por meio do preenchimento de formulários, enviados à Universidade de Brasília – UnB e ao Hospital Universitário de Brasília – HUB. Basta ter o aplicativo Guardiões da Saúde instalado no celular ou tablet, acionar a vigilância ativa institucional e vincular à instituição que pertence, no caso, a UnB.

A partir desse ato, caso o usuário apresente sintomas relacionados ao novo coronavírus, ele será monitorado, diretamente, por profissionais da saúde da Coordenação de Atenção e Vigilância em Saúde da UnB – CoAVS/UnB, que entrará em contato para orientação, acompanhamento e rastreamento de contatos. É uma forma da instituição cuidar da saúde da sua comunidade, interrompendo a cadeia de transmissão da doença. 

Vale destacar que a vigilância ativa institucional tem o intuito de conhecer, monitorar e identificar a situação de saúde dos usuários do aplicativo, que pertencem a alguma instituição com enfoque nos sintomas relatados da covid-19. Assim, ao apresentar os sintomas, o mesmo receberá auxílio de especialistas da área de saúde via telefone. 

Saiba mais 

Em 2018, a ferramenta Guardiões da Saúde, desenvolvida em 2007 pelo Ministério da Saúde, com objetivo de monitorar eventos de grande porte no Brasil, ganhou uma nova versão realizada, inteiramente, pela ProEpi. Em 2020, com a pandemia do novo coronavírus, a ProEpi e a SDS/UnB trabalharam em conjunto para o desenvolvimento de uma atualização com foco na covid-19, tornando-se uma estratégia para a vigilância participativa da comunidade da UnB. Agora, fruto dessa parceria, nasceu a implementação da vigilância ativa institucional pelo aplicativo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa da nossa ajuda?
A Sala de situação quer te apoiar a melhorar seu trabalho, conte conosco para fortalecer a vigilância em saúde em sua área de atuação.