Formulário de Contato

Equipe da SDS/UnB elabora Nota Técnica sobre transporte público e transmissão da Covid-19

Equipe da SDS/UnB elabora Nota Técnica sobre transporte público e transmissão da Covid-19

Texto: Mariana Ferreira Lopes 

Como parte das ações de apoio aos municípios e gestores no enfrentamento à pandemia, o grupo de Biossegurança e Transporte Público da Sala de Situação de Saúde da UnB divulgou, na última semana, a Nota Técnica sobre as determinantes de transmissão da Covid-19 no transporte coletivo. O material, já disponível no site da SDS/UnB, foi construído com base na análise de recomendações e evidências científicas sobre o tema.

Trata-se de um importante levantamento para orientar a tomada de decisões tanto de gestores como de outros atores-chave no atual contexto da pandemia, conforme explica o estagiário da Sala de Situação e um dos autores do documento, Guilherme Tonelli. “A Nota visa delimitar os principais determinantes de transmissão no contexto do transporte coletivo e elencar recomendações pautadas em evidências científicas para subsidiar tanto a tomada de decisões pelos governantes quanto apoiar reivindicações da sociedade com o propósito de intervenção na crise”, explica o estudante. 

Leia a Nota Técnica, assinada pelo prof.Dr. Jonas Brant, por Luzia Pereira Salto e por Guilherme Tonelli aqui.  

Rede TiLS Covid-19 

O documento integra as atividades da SDS/UnB na Rede para Tecnologia e Inteligência Local em Saúde, a Rede TiLS Covid-19, cujo intuito é fortalecer as estruturas de resposta à pandemia e outros eventos por meio do desenvolvimento de capacidades de equipes de saúde locais e uso de tecnologias sustentáveis para atuação em seus territórios. O objetivo é apoiar 100 municípios brasileiros e comunidades tradicionais, além de países na América Latina. 

Mobilizada pela ProEpi, a Rede TiLS conta com uma série de parceiros e a Sala de Situação de Saúde da UnB tem uma atuação estratégica não apenas na produção de conhecimento e tecnologias, mas também na própria história da iniciativa. Foi o trabalho realizado pela SDS/UnB junto à Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal (RIDE) no enfrentamento à pandemia que inspirou a criação desta grande força-tarefa que é a Rede TiLS. 

Hoje, a SDS mobiliza diretamente três frentes para o apoio técnico aos municípios por meio da TiLS: Plano de Contingência, Comunicação de Crise e Riscos e Biossegurança, sendo este último o responsável pela Nota Técnica sobre Transporte Público e Transmissão da Covid-19. 

Conheça mais sobre a Rede TiLS aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa da nossa ajuda?
A Sala de situação quer te apoiar a melhorar seu trabalho, conte conosco para fortalecer a vigilância em saúde em sua área de atuação.