Formulário de Contato

Confira as atualizações dos Sitreps até 20 e 21 de abril

Confira as atualizações dos Sitreps até 20 e 21 de abril

SDS/UnB divulga relatórios sobre a pandemia do novo coronavírus no DF, Brasil e mundo

Texto: Isabella Valenza (extensionista do Programa de Comunicação Comunitária – FAC/UnB e da Sala de Situação da UnB)

Para os que têm interesse em saber informações sobre a pandemia do novo coronavírus no DF, Brasil e no mundo, já podem conferir os Relatórios de Situação ou Situation Reports (Sitreps), no site da Sala de Situação. Os dados do DF e Brasil foram atualizados na última terça-feira (20) e, do mundo, na quarta-feira (21). 

Os informes são materiais técnicos, produzidos pela equipe da Sala, com estudos epidemiológicos dos casos, óbitos, insumos, entre outras informações disponíveis nos bancos de dados e painéis de monitoramento oficiais. 

O Distrito Federal, segundo o monitoramento da Secretaria de Saúde (SES/DF), contabiliza 368.942 pessoas infectadas pela covid-19, desde o início da pandemia. Em 24 h, foram confirmados mais 955 casos. No total, já são 7.344 óbitos. 

O ritmo de vacinação, na capital, ainda é lento. De acordo com epidemiologista e vice-coordenador da Sala de Situação, Mauro Sanchez, na população adulta, aproximadamente 6% receberam as duas doses da vacina. Segundo ele, a velocidade será acelerada quando tiver mais envase e mais produção nacional que permitam o envio mais frequente e um número maior de doses do nível central para o nível local. “Quando isso acontecer, conseguiremos avançar mais rapidamente nas faixas etárias mais idosas e nas comorbidades. Com a aceleração da vacinação e da cobertura vacinal, será possível começar a desafogar de forma mais intensa o serviço de saúde”, pontua Mauro.

Conforme os dados da Organização Mundial da Saúde, o Brasil totaliza 14.043.706 casos de infecção pelo vírus, sendo 69.381 nas últimas 24 horas. O número total de óbitos chegou a 378.003. De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), as Unidades de Terapia Intensiva (UTI), no Sistema  Único de Saúde (SUS), estão em extrema crítica. Apenas 12,83% da população recebeu as duas doses e 5,06% recebeu a segunda dose, segundo a OMS.

O número de casos, no mundo, conforme a Organização Mundial da Saúde, contabiliza 143.184.614 pessoas infectadas pela covid-19, sendo 625.695 casos nas últimas 24 horas. O número total de óbitos chegou a 3.047.022. Cerca de 889.000.000 de doses de vacina foram administradas e países como EUA, China e Índia continuam sendo os que mais vacinaram sua população.

 

Confira aqui mais detalhes sobre os Sitreps com atualizações até 20 de abril (DF e Brasil) e 21 de abril (mundo).

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa da nossa ajuda?
A Sala de situação quer te apoiar a melhorar seu trabalho, conte conosco para fortalecer a vigilância em saúde em sua área de atuação.