Formulário de Contato

Sala de Situação seleciona novos extensionistas voluntários

Sala de Situação seleciona novos extensionistas voluntários

Atuação nos projetos da SDS articula teoria e prática em diversas frentes no campo da saúde

Por: Mariana Ferreira Lopes
Créditos: Acervo SDS

Estão abertas as inscrições para extensionistas voluntários que desejam atuar na Sala de Situação (SDS/UnB). Há vagas para estudantes que tenham interesse em investigação de surtos, controle de epidemias, vigilância em saúde, comunicação de riscos e gestão de projetos. As inscrições poderão ser feitas até dia 05 de fevereiro pelo formulário disponibilizado na plataforma Odoo.

A Sala de Situação é um espaço de monitoramento e gestão de informações em saúde que vem atuando na linha de frente em diversos agravos. Os novos extensionistas irão desenvolver ações que tenham impacto na prevenção e no controle de doenças e prejuízos à saúde coletiva. As ferramentas e o conhecimento técnico-científico produzidos servem de apoio estratégico para a tomada de decisão de gestores. Marcela Lopes, subcoordenadora da SDS, explica que a Sala é um projeto que proporciona o diálogo entre teoria e prática. “É um local de interação com profissionais da área atuantes, garantido a aplicabilidade prática dos materiais produzidos”, complementa a epidemiologista. 

É também o que destaca Cecília Balbino Reis, estudante do curso de Saúde Coletiva da Universidade de Brasília, que desde 2019 faz parte da equipe da SDS. Cecília conta que seu primeiro vínculo com a Sala foi por meio da extensão voluntária e, devido à sua contribuição ao projeto, passou a ser bolsista. “Durante esse período me aperfeiçoei nos temas estratégicos da Sala e, com isso, pude acompanhar e apoiar no desenvolvimento do plano de contingência para o sarampo e avaliação situacional em crises. Foi uma experiência muito boa e rica, pois me permitiu crescer muito e me aperfeiçoar”, relata a colaboradora.  Cecília foi uma das responsáveis pela elaboração do plano de contingência da UnB e do plano de retomada das atividades da SDS. 

Perfil das vagas

O perfil das vagas é amplo e voltado a estudantes das áreas de saúde, comunicação, design, informática, relações internacionais, administração, direito e geografia. Os requisitos para as candidatas e os candidatos são: 

– Proatividade e responsabilidade
– Ter espírito colaborativo e saber trabalhar em equipe
– Interesse em construir novos conhecimentos e aplicá-los para atender às demandas sociais no campo da saúde pública
– Ter habilidade com o pacote Office
– Ter disponibilidade de, pelo menos, 15 horas semanais
– Ser estudante das áreas da saúde, comunicação, design, informática, relações internacionais, administração, direito e geografia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa da nossa ajuda?
A Sala de situação quer te apoiar a melhorar seu trabalho, conte conosco para fortalecer a vigilância em saúde em sua área de atuação.