Residentes publicam nota informativa sobre infecção por SARS-COV-2 em animais domésticos

Por:  Karine Teles, graduanda de Jornalismo da FAC/UnB e bolsista da Sala de Situação de Saúde da UnB | Mariana Ferreira Lopes – Comunicação SDS
Créditos imagem: Freepik

A equipe de residentes da área multiprofissional de medicina veterinária da UnB  Sala de Situação da Universidade de Brasília produziu nota informativa focada nas infecções por SARS-COV-2 em animais domésticos.

Vanya Ribeiro Vieira, residente que elaborou o documento, explicou que “o objetivo da nota técnica é informar, orientar e sanar dúvidas quanto a infecção por SARS-COV-2 em animais domésticos, com ênfase em cães e gatos, e discutir os riscos de transmissão entre humanos e estes animais”.

Vanya complementa que até o momento em que a nota foi escrita foi possível inferir que não há transmissão da doença de animais domésticos para os humanos, apesar de já haver experiências que comprovem a transmissão de animal para animal, principalmente entre gatos que já foram diagnosticados como mais suscetíveis a esse vírus em relação aos cães.

Quais são os sintomas, como proceder em situações de animais infectados e outras várias dúvidas são sanadas na nota, que foi orientada pelos professores Ana Lourdes Arrais de Alencar Mota e Jonas Brant.

A nota técnica integra as ações do projeto Epi-Ride da Sala de Situação de Saúde da UnB, em parceria com a Força-tarefa TiLS Covid-19, coordenada pela ProEpi, com o apoio da Skoll Foundation.

Acesse a nota na íntegra aqui.

Relatórios de situação de saúde animal

A equipe da Sala de Situação também tem trabalhado na elaboração de relatórios semanais sobre a saúde animal no mundo. Os sitreps são materiais com foco preventivo e informativo, baseado na vigilância de eventos através de canais indiretos como sites e ferramentas de busca na internet, com eventos de saúde animal, onde ocorrem, número de casos e óbitos, medidas de controle, entre outras informações.
Acesse os sitreps publicados aqui e acompanhe as atualizações em nossas redes sociais.