Formulário de Contato

Relatórios da Sala de Situação em Saúde da UnB auxiliam gestores locais na tomadas de decisões durante a pandemia

Relatórios da Sala de Situação em Saúde da UnB auxiliam gestores locais na tomadas de decisões durante a pandemia

A pandemia de COVID-19 tem se disseminado de forma rápida e letal, tendo ocasionado mais de 1.900 mortes no Distrito Federal. A situação exige uma resposta enérgica e eficaz dos gestores de saúde, mas também técnica, baseada em evidência científica. Para suprir essa demanda no DF, a Sala de Situação em Saúde (SDS) da Faculdade de Saúde (FS) na Universidade de Brasília (UnB) vem contribuindo no combate ao COVID-19 por meio de relatórios de situação. Eles consistem em material técnico acerca da situação epidemiológica da doença com o intuito de orientar os gestores de saúde em tomadas de decisão. Os relatórios são o resultado da análise de informações disponibilizadas em bancos de dados e painéis oficiais, como os da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES/DF) 

Criada em 2017 e sob coordenação do Prof. Dr. Jonas Brant, a SDS tem como um dos objetivos atualmente a elaboração e divulgação periódica de relatórios de situação da COVID-19 no Distrito Federal. Neles pode-se encontrar incidência dos casos confirmados, taxa de letalidade, número de casos notificados e distribuição espacial dos casos confirmados e óbitos. Em conjunto, essas informações contribuem para a análise de risco, assim como com a elaboração de estratégias a serem adotadas, ambas abordadas nos relatórios. Adicionalmente, a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal (RIDE-DF) está incluída nessas análises, dada a sua importância epidemiológica. Dessa forma, os relatórios de situação da SDS da Universidade de Brasília contribuem no combate ao COVID-19. Isso se dá pelo fornecimento de informação de relevância, atualizada, técnica e baseada em evidência aos gestores de saúde. Logo, a tomada de decisão desses agentes pode se dá de maneira adequada.

Confira na íntegra esse material acessando o link: https://sds.unb.br/modelo-logico/?view_mode=cards&perpage=12&paged=1&order=DESC&orderby=date&fetch_only=thumbnail%2Ccreation_date%2Ctitle%2Cdescription&fetch_only_meta=

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa da nossa ajuda?
A Sala de situação quer te apoiar a melhorar seu trabalho, conte conosco para fortalecer a vigilância em saúde em sua área de atuação.