Parceria entre a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e a Universidade de Brasília (UnB) fortalece Rede de Saúde nos estados de Tocantins, Pará e Maranhão

O projeto Central QualiTOPAMA- Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde, Fortalecimento e Organização da Rede de Saúde Interfederativa (Rede TOPAMA), fruto de uma parceria entre a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e a Universidade de Brasília (UnB), é financiado pela Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (FAPTO). Com objetivo principal de promover o fortalecimento e a organização da Rede de Saúde Interfederativa do Bico do Papagaio, seu grande enfoque é no alcance das metas do PQA-VS pelos municípios participantes.

A região do Bico do Papagaio, mais conhecida como TOPAMA, abrange 110 municípios, sendo que destes, os 30 (14 do Tocantins, 9 do Maranhão e 7 do Pará) ilustrados no mapa serão alvos das ações do projeto. As grandes fragilidades da região são a baixa cobertura e desorganização do serviço de saúde.  O projeto deu início no segundo semestre de 2020, as atividades estão divididas em quatro grandes blocos, a saber: I. Análise situacional para identificação dos principais desafios do SUS relacionados à região através da elaboração de boletins epidemiológicos; II. Elaboração de cursos e capacitação para gestores, técnicos e representantes da comunidade com intuito de gerar fortalecimento loco-regional da governança no território; III. Mapeamento de processos a fim de implementar o uso das tecnologias de saúde; e, por fim, IV. Elaboração de procedimentos e materiais-orientador para gerar organização das ações de serviço de saúde da região. A previsão é para finalização em fevereiro de 2021.