Formulário de Contato

Veja as atualizações dos Sitreps até 30 de março

Veja as atualizações dos Sitreps até 30 de março

SDS/UnB divulga relatórios sobre a pandemia do novo coronavírus no DF, Brasil, mundo e Palop

Texto: Isabella Valenza (extensionista do Programa de Comunicação Comunitária – FAC/UnB e da Sala de Situação da UnB)

Os Relatórios de Situação ou Situation Reports (Sitreps), realizados pela equipe da Sala de Situação da Universidade de Brasília, são produzidos para reportar a situação do cenário atual sobre a pandemia da Covid-19. No site, novos dados estão disponíveis, atualizados na terça-feira (30). Os relatórios são referentes ao Distrito Federal, Brasil, mundo e aos Países Africanos de Língua Portuguesa (Palop). 

Os documentos são materiais técnicos, com análises epidemiológicas dos casos, óbitos, insumos, entre outras informações oferecidas, por meio de bancos de dados e painéis de monitoramento oficiais.

De acordo com o monitoramento da Secretaria de Saúde (SES/DF), o DF contabiliza 343.111 casos confirmados desde o início da pandemia. São 1.353 novos casos em 24 horas e 5.912  óbitos.

A capital apresenta elevada ocupação dos leitos. O risco ainda é muito alto e para reverter esse cenário crítico, o epidemiologista e vice-coordenador da SDS/UnB, Mauro Sanchez, ressalta que é preciso manter as medidas de isolamento social, usar  máscara, além de  álcool 70% para a higienização das mãos. Segundo ele, essas medidas ajudam a controlar este momento crítico que, aliadas à aceleração da vacinação, é possível caminhar no sentido da solução. 

No Brasil, segundo os dados da Organização Mundial da Saúde, o número de pessoas infectadas totaliza em 12.658.109 casos, sendo 84.494 em 24 horas. Mais de 317.646 brasileiros perderam a vida, vítimas do novo coronavírus. A Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) apontou que a unidade de terapia intensiva (UTI) pela Covid-19 no Sistema Único de Saúde (SUS) está em “estado de extrema crítica”, com 15 capitais tendo mais de 90% de ocupação. Vale destacar que 8% da população recebeu a primeira dose da vacina e 2,34% recebeu a segunda dose. Os estados do Mato Grosso do Sul e Amazonas possuem a maior taxa de vacinação do país.

Segundo os dados da Organização Mundial da Saúde e da Universidade Johns Hopkins, no mundo, foram contabilizadas 127.349.248 pessoas infectadas pelo novo coronavírus. São 427.964 novos casos nas últimas 24 horas e 2.787.593 evoluíram para óbito. As Américas representam 48% dos óbitos no mundo e 44% no número de casos. No total, 520.000.000 de doses de vacinas foram administradas. 

Nos Países Africanos de Língua Portuguesa, de acordo com o monitoramento da Organização Mundial da Saúde, são  119.378 pessoas infectadas, com 1.665 mortes.

Confira aqui mais detalhes sobre os Sitreps com atualizações até 30 de março.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada.

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.

Precisa da nossa ajuda?
A Sala de situação quer te apoiar a melhorar seu trabalho, conte conosco para fortalecer a vigilância em saúde em sua área de atuação.

    es_ESES