Formulário de Contato

Novos extensionistas passam a integrar a Sala de Situação

Novos extensionistas passam a integrar a Sala de Situação

Acolhida dos estudantes da SDS será nesta segunda-feira (31)

Por: Mariana Ferreira Lopes (Comunicação SDS)

A Sala de Situação de Saúde da UnB passa a contar com 16 estudantes selecionados para as atividades de extensão (Edital 01/2022) nesse novo semestre letivo. Os novos extensionistas, graduandos de diferentes áreas, poderão atuar nos quatro grandes eixos que formam a SDS: Comunicação, Gestão, One Health e Tecnologia. A proposta é que sejam desenvolvidos produtos que compartilhem soluções para as demandas do campo da saúde pública.

“Temos uma gama de possibilidades para todas as áreas com foco na atuação na saúde. Sendo assim, o aluno pode trabalhar diretamente com questões de saúde, mas também desenvolver ferramentas e outros produtos que tenham impacto na saúde”, afirma Marcela Santos, Coordenadora técnica da SDS.

O grande diferencial da atuação dos extensionistas da SDS é justamente a aplicação prática dos produtos que são desenvolvidos pelos estudantes. “A proximidade com gestores e profissionais da área da saúde possibilita o alinhamento entre as necessidades dos profissionais e a produção da sala”, complementa Marcela.

Confira a lista de extensionistas selecionados aqui

Acolhida

A equipe de gestão da SDS já está preparando as ações de acolhida dos novos integrantes. Haverá um encontro de apresentação da Sala e da equipe, os projetos nos quais a SDS está envolvida, as plataformas utilizadas para a gestão de atividades e presença e são compartilhadas experiências dos alunos que já desenvolvem ações na Sala há mais tempo. Também serão discutidas as propostas dos produtos a serem elaborados pelos extensionistas neste 2021/2. A reunião será segunda-feira, às 14h, pelo Google Meet. 

Os extensionistas podem escolher se querem desenvolver um produto individual orientados por um professor da Sala, integrarem os projetos que a Sala tem desenvolvido ou fazerem parte  da equipe dos quatro eixos da SDS. “O intuito é os alunos terem autonomia para darem o direcionamento às atividades com as quais queiram contribuir, sempre orientados por um especialista”, explica Rafaela Santos, gestora de projetos da Sala e estudante do último semestre de Saúde Coletiva da UnB. 

Novas chamadas

Há a expectativa de abertura de outros editais caso seja verificada a necessidade de novas vagas dentro do projeto de extensão de Sala de Situação. Importante ressaltar que a SDS é um espaço multidisciplinar que promove a interface entre diferentes áreas de conhecimento. Por isso, a participação de estudantes de cursos de graduação diversos e também de outras universidades é sempre bem-vinda. 

Para saber sobre os futuros processos e atividades da SDS, acompanhe as notícias da SDS no site e nas redes. 

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada.

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.

Precisa da nossa ajuda?
A Sala de situação quer te apoiar a melhorar seu trabalho, conte conosco para fortalecer a vigilância em saúde em sua área de atuação.

    es_ESES