Confira o SITREP da semana epidemiológica de 25 de julho a 31 de julho  com  as últimas informações sobre a situação da saúde animal em todo mundo

Por: Comunicação SDS

No Sitrep #51 houve oito relatórios de saúde animal em todo o mundo. Na Rússia, seguem crescendo os casos de Peste Suína Africana em suínos. A origem das infecções ainda é desconhecida e foram relatadas em quatro regiões do país. Na região de Petropol’e, 21 suínos foram considerados suscetíveis, sendo seis infectados e um deles veio a óbito. Já em Khryashchevsky, 26 suínos foram considerados suscetíveis e cinco confirmados, que vieram a óbito. Ainda na Rússia, em Shchelkovo, 14 suínos foram considerados suscetíveis e todos foram confirmados, 10 deles vieram a óbito e quatro foram eutanasiados. Por fim, em Krasnoles’e, nove suínos foram considerados suscetíveis, seis deles foram confirmados e vieram a óbito. Na fazenda de criação Chernolesskoye, mais de 2.000 suínos foram considerados suscetíveis, sendo que seis vieram a óbito. As medidas de segurança e controle já foram aplicadas.

Na China, foram notificados dois surtos de Influenza A, de alta patogenicidade, em aves selvagens (gaivotas-de-cabeça-marrom). Mais de 200 aves vieram a óbito e as medidas de controle foram adotadas.

Na Romênia, em uma criação de subsistência, um bovino foi confirmado para Antraz, causada pelo Bacillus anthracis. Até então era uma doença erradicada na região e a origem desse caso ainda é desconhecida. Medidas de controle foram adotadas e a vacinação ainda será aplicada.

Na Rússia também foram notificados dois surtos de Dermatose Nodular Contagiosa em bovinos. A origem é desconhecida, no entanto, mais de 700 animais foram suscetíveis, sendo 14 confirmados por PCR, sendo que esses foram eutanasiados.

Acesse o SITREP #51 aqui.

O que é SITREP Animal?

O Sitrep Animal é um documento que tem foco na divulgação de eventos de importância em saúde única internacional, com foco preventivo e informativo, baseado na vigilância de eventos através de canais diretos e indiretos, como sites oficiais e ferramentas de busca na internet. Sua importância se revela diante da praticidade e da confiabilidade trazidas, pois auxilia na análise epidemiológica da saúde animal em todo o mundo. Assim, contribui para profissionais da área de maneira que eles possam ficar a par das notificações feitas em determinado período.

Os Sitreps são feitos por estudantes residentes da Sala de Situação que, com o auxílio de um professor orientador, buscam esses dados em fontes seguras e os integram em um documento. Semanalmente, os dados são atualizados e reportados pelos alunos.

Saúde Única

Esse conceito surgiu para centralizar a integração entre saúde humana, saúde animal e saúde ambiental. Dessa forma, para garantir que a saúde única, ou One Health, em inglês, seja viabilizada na prática, é necessário que haja uma abordagem transdisciplinar, a qual resulte em ações que impactem os três âmbitos. Um exemplo é o controle de zoonoses, que traçam atividades de vigilância e prevenção de forma direta ou indireta sobre populações de animais alvo, que refletem em um benefício direto para a saúde humana. Assim, One Health torna-se fundamental para ultrapassar a barreira que divide as diferentes esferas de saúde e integrar as ações desses profissionais, tornando a saúde única.

O segmento One Health da Sala de Situação de Saúde é um grupo formado por seis integrantes fixos e quatro volantes. A cada mês, quatro membros do Programa de Residência Médica Veterinária da Universidade Nacional de Brasília integram os trabalhos do grupo. A intenção da equipe é introduzir atividades práticas e científicas no campo da saúde única.