Confira o SITREP #40 com as últimas informações sobre a situação da saúde animal em todo mundo

Por Ana Julia Santos com supervisão de Mariana Ferreira Lopes | Comunicação SDS

Na semana epidemiológica de 09 de maio a 15 de maio foram reportadas sete notificações de importância em saúde animal. No Paraguai, um apiário reportou a ocorrência de besouros Aethina tumida. Esta é a primeira ocorrência de Aethinose nessa região do país. Trata-se de uma uma praga invasora, endêmica da África subsaariana, que vem se espalhando pelos continentes nas últimas décadas. Os besouros causam danos diretos nas produções, por se alimentarem do mel, pólen e das ninhadas das abelhas. Os danos se estendem ao meio ambiente.

Na Indonésia, duas regiões foram afetadas por surtos de Febre Aftosa, doença considerada

erradicada no país.Os animais apresentavam os sinais clínicos clássicos para a doença e para o controle foram aplicados o abate sanitário, zoneamento, quarentena, controle de movimento, desinfecção e descarte de material contaminado. Além disso, dois surtos de Gripe Aviária foram relatados pela primeira vez na região de Gabrovo, na Bulgária. As duas propriedades são próximas entre si e até o presente momento, a origem das infecções é desconhecida.

De forma semelhante ao reportado pelo Canadá na semana passada — como descrito em

nosso #39 SITREP — os Estados Unidos notificaram nesta semana os primeiros casos de

H5N1 em mamíferos em território nacional. A origem das infecções é desconhecida, e as autoridades ainda aguardam a conclusão do sequenciamento genético viral completo.

A Hungria volta a reportar a ocorrência de Gripe aviária, do subtipo H5N1, desta vez em uma fazenda de patos, localizada próxima à cidade de Nyírbátor. Na Colômbia, em uma fazenda de camarões-de-patas-brancas, 2.800 animais testaram positivo para Hepatopancreatite necrosante, confirmados pelo PCR. Novamente, a Rússia notificou um surto de Peste Suína Africana. Neste evento, os seis casos ocorreram no assentamento rural de Oktyabr’skiy, em uma criação para subsistência, relatando-se também um óbito.

Acesse o SITREP aqui.

O que é SITREP Animal?

O SITREP Animal é um documento que tem foco na divulgação de eventos de importância em saúde única internacional, com foco preventivo e informativo, baseado na vigilância de eventos através de canais diretos e indiretos, como sites oficiais e ferramentas de busca na internet. Sua importância se revela diante da praticidade e da confiabilidade trazidas, pois auxilia na análise epidemiológica da saúde animal em todo o mundo. Assim, contribui para profissionais da área de maneira que eles possam ficar a par das notificações feitas em determinado período.

Os SITREPS são feitos pelos alunos residentes da Sala de Situação que, com o auxílio de um professor orientador, buscam esses dados em fontes seguras e os integram em um documento. Semanalmente os dados são atualizados e reportados pelos alunos.

Saúde Única

Esse conceito surgiu para centralizar a integração entre saúde humana, saúde animal e saúde ambiental. Dessa forma, para garantir que a saúde única, ou One Health, em inglês, seja viabilizada na prática, é necessário que haja uma abordagem transdisciplinar, a qual resulte em ações que impactem os três âmbitos. Um exemplo é o controle de zoonoses, que traçam atividades de vigilância e prevenção de forma direta ou indireta sobre populações de animais alvo, que refletem em um benefício direto para a saúde humana. Assim, One Health torna-se fundamental para ultrapassar a barreira que divide as diferentes esferas de saúde e integrar as ações desses profissionais, tornando a saúde única.

O segmento One Health da Sala de Situação de Saúde é um grupo formado por seis integrantes fixos e quatro volantes. A cada mês, quatro membros do Programa de Residência Médica Veterinária da Universidade Nacional de Brasília integram os trabalhos do grupo. A intenção da equipe é introduzir atividades práticas e científicas no campo da saúde única.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.

es_ESES