Confira as atualizações dos Sitreps até 18 de maio

SDS/UnB divulga relatórios sobre a pandemia do novo coronavírus no DF, Brasil, mundo e Palops, além da vigilância ativa da UnB e do aplicativo Guardiões da Saúde

Texto: Isabella Valenza (extensionista do Programa de Comunicação Comunitária – FAC/UnB e da Sala de Situação da UnB)

Os Relatórios de Situação ou Situation Reports (Sitreps), são feitos pela equipe da Sala de Situação, da Universidade de Brasília, com o intuito de reportar e informar a atual situação sobre a pandemia do novo coronavírus. As informações atualizadas até terça (18) estão disponíveis no site.

Os relatórios são materiais técnicos, produzidos pela equipe da Sala, com estudos epidemiológicos, número de casos e óbitos, insumos, entre outras informações disponíveis nos bancos de dados e painéis de monitoramento oficiais.

No Distrito Federal, de acordo com os dados da Secretaria de Saúde (SES/DF), o número de casos confirmados contabilizou 394.223 pessoas infectadas pela Covid-19. Em apenas 24 horas, 592 novos casos foram notificados. 8.366 pessoas perderam suas vidas para o vírus.

Apesar da queda nos números, o DF apresenta elevada taxa de ocupação dos leitos, com uma lista de espera por leitos de UTI de 15 pacientes, com isso, o risco na capital é moderado, logo é preciso continuar mantendo todos os cuidados. Além disso, 18,76% dos brasilienses receberam a primeira dose e 9,74%  receberam a segunda dose.

Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), 15.732.836 pessoas foram contaminadas no Brasil. 75.445 foram contabilizados em 24 horas. 439.050 óbitos.

18,8% dos brasileiros receberam a primeira dose da vacina, já a segunda dose equivale a 9,31% da população. Em relação aos leitos de UTI, após muitas semanas em uma situação muito crítica, as taxas de ocupação dos leitos estão começando a dar sinais de melhora no país.

Segundo o painel da Organização Mundial da Saúde, o mundo contabilizou 163.312.429 pessoas infectadas desde o início da pandemia, em março. Em apenas 1 dia, 515.104 novos casos foram contabilizados. O número de óbitos chegou a 3.386.825.

Estados Unidos, Brasil, Índia, México, Reino Unido, Itália e Rússia são os países que mais registraram óbitos no mundo. Em relação a vacinação, China, Estados Unidos, Índia, Reino Unido, Brasil, Alemanha, França, Turquia, Itália e Indonésia foram os países que mais administraram doses de vacinas.

Os Sitreps trazem também dados da vigilância ativa da Universidade de Brasília e do aplicativo Guardiões da Saúde.

Confira aqui mais detalhes sobre os Sitreps com atualizações até 18 de maio.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.

es_ESES