Confira o SITREP #42 desta semana epidemiológica de 23 de maio a 29 de maio com as últimas informações sobre a situação de saúde animal em todo o mundo

No Sitrep #42, desta semana epidemiológica, houve seis relatórios de saúde animal em todo o mundo. No Zimbábue, bovinos de diferentes faixas etárias apresentaram sinais clínicos compatíveis com febre aftosa, doença que até então era erradicada na região. Apesar da investigação, a fonte de infecção ainda não foi descoberta pelas autoridades locais. Algumas medidas de prevenção tomadas foram o controle veterinário 24 horas, quarentena dos animais e vigilância dentro da zona restrita. No total, foram registrados 642 casos, com 12.561 animais susceptíveis.

Já na Eslováquia, especificamente na região de Vlčany, foram reportados três casos de gripe aviária, doença, até então, erradicada no país. A origem da infecção é desconhecida, mas as autoridades têm como principal suspeita contato com animais de vida livre. Medidas como abate sanitário e desinfecção foram adotadas para o controle dos casos.

Pela primeira vez se tem notícia de um surto de peste suína africana na região de Forchheim, Alemanha. Foram 16 casos relatados, em criação de subsistência, com 35 animais susceptíveis. A Peste Suína Africana (PSA) é uma doença altamente contagiosa, causada por um vírus. A doença não acomete o ser humano, sendo exclusiva de suídeos domésticos e asselvajados (javalis e cruzamentos com suínos domésticos). A severidade da doença está relacionada a diferentes fatores, como, por exemplo, à virulência da cepa viral, à via e dose de infecção e ao status imune do hospedeiro.

Na cidade de Zhetekshi, no Cazaquistão, houve o registro do primeiro surto de Rinotraqueíte infecciosa bovina/vulvovaginite pustulosa infecciosa causada pelo herpesvirus bovino tipo I (BoHV -1). A origem da infecção ainda encontra-se desconhecida. A Rinotraqueíte infecciosa bovina (IBR), é uma doença viral altamente contagiosa. que pode causar febre, mucosas avermelhadas, diminuição na produção de leite, pode ocorrer uma secreção purulenta, às vezes com estrias de sangue pela narina do animal, infertilidade, e abortamento.

Já na Molovata, cidade da Moldávia, país do Leste Europeu, foi registrado pela primeira vez um caso de Peste Suína Africana. Dois casos foram confirmados em animais de criação, sendo a origem da infecção ainda desconhecida. Em outra cidade da Moldávia, Edineti, a doença havia sido erradicada, mas voltou a registrar um surto. Ao todo, 5 animais de criação de subsistência estavam susceptíveis. Desses, 3 casos foram confirmados através  do teste de Reação em Cadeia da Polimerase em tempo real (PCR em tempo real) e dois vieram a óbito.

O que é SITREP Animal?

O SITREP Animal é um documento que tem foco na divulgação de eventos de importância em saúde única internacional, com foco preventivo e informativo, baseado na vigilância de eventos através de canais diretos e indiretos, como sites oficiais e ferramentas de busca na internet. Sua importância se revela diante da praticidade e da confiabilidade trazidas, pois auxilia na análise epidemiológica da saúde animal em todo o mundo. Assim, contribui para profissionais da área de maneira que eles possam ficar a par das notificações feitas em determinado período.

Os SITREPS são feitos pelos alunos residentes da Sala de Situação que, com o auxílio de um professor orientador, buscam esses dados em fontes seguras e os integram em um documento. Semanalmente os dados são atualizados e reportados pelos alunos.

Saúde Única

Esse conceito surgiu para centralizar a integração entre saúde humana, saúde animal e saúde ambiental. Dessa forma, para garantir que a saúde única, ou One Health, em inglês, seja viabilizada na prática, é necessário que haja uma abordagem transdisciplinar, a qual resulte em ações que impactem os três âmbitos. Um exemplo é o controle de zoonoses, que traçam atividades de vigilância e prevenção de forma direta ou indireta sobre populações de animais alvo, que refletem em um benefício direto para a saúde humana. Assim, One Health torna-se fundamental para ultrapassar a barreira que divide as diferentes esferas de saúde e integrar as ações desses profissionais, tornando a saúde única.

O segmento One Health da Sala de Situação de Saúde é um grupo formado por seis integrantes fixos e quatro volantes. A cada mês, quatro membros do Programa de Residência Médica Veterinária da Universidade Nacional de Brasília integram os trabalhos do grupo. A intenção da equipe é introduzir atividades práticas e científicas no campo da saúde única.

Legenda

No Sitrep #42, desta semana epidemiológica, houve seis relatórios de saúde animal, em todo o mundo. No Zimbábue (África), bovinos apresentaram sinais compatíveis com a febre aftosa, até então erradicada na região. A fonte da infecção ainda não foi descoberta e medidas de controle foram adotadas.

Na Eslováquia foram reportados três casos de gripe aviária, doença até então erradicada no país. Além disso, pela primeira vez se tem notícia de um surto de peste suína africana na região de Forchheim, Alemanha. Foram 16 casos relatados, em criação de subsistência, com 35 animais susceptíveis.

Na cidade de Zhetekshi, no Cazaquistão, houve o registro do primeiro surto de Rinotraqueíte infecciosa bovina/vulvovaginite pustulosa infecciosa. A origem da infecção ainda encontra-se desconhecida. Já na Molovata, cidade da Moldávia, foi registrado pela primeira vez um caso de Peste Suína Africana. Dois casos foram confirmados em animais de criação, sendo a origem da infecção ainda desconhecida. Em outra cidade da Moldávia, Edineti, a doença havia sido erradicada, mas voltou a registrar um surto. Ao todo, 5 animais de criação de subsistência estavam susceptíveis.

Acesse o documento completo aqui ou no site da Sala (https://sds.unb.br/relatorios-de-situacao).

–

#sds #saladesituacao #saudeanimal #epidemiologia #sitrep #onehealth