Confira as atualizações dos Sitreps até 1 de junho

SDS/UnB divulga relatórios sobre a pandemia do novo coronavírus no DF, Brasil, mundo e Palops, além da vigilância ativa da UnB e do aplicativo Guardiões da Saúde

Texto: Isabella Valenza (extensionista do Programa de Comunicação Comunitária – FAC/UnB e da Sala de Situação da UnB)

A Sala de Situação, da Universidade de Brasília, produz os Relatórios de Situação ou Situation Reports (Sitreps), para reportar e informar sobre a pandemia do novo coronavírus. As informações atualizadas até terça (1) estão disponíveis no site.

Os relatórios são materiais técnicos, produzidos pela equipe da Sala, com estudos epidemiológicos, número de casos e óbitos, insumos, entre outras informações disponíveis nos bancos de dados e painéis de monitoramento oficiais.

O Distrito Federal, de acordo com o painel de monitoramento da Secretária de Saúde (SES/DF) e do Ministério da Saúde, notificou 406.739 casos de pessoas infectadas pelo vírus. 836 novos casos foram contabilizados em 24 horas e 8.692 óbitos.

Em relação a vacinação, 641.375 (21,01%)  pessoas receberam a primeira dose da vacina, na capital e 320.098 (10,49%) receberam as duas doses da vacina.

O risco encontra-se moderado, mas é necessário continuar as medidas de proteção: uso correto das máscaras, tampando a boca e o nariz; distanciamento físico e higienização frequente das mãos com álcool 70% e sabão.

Segundo os dados da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde, o Brasil, totaliza 16.624.480 casos desde o início da pandemia. No dia 01/06, 78.926 novos casos foram registrados. 465.199 óbitos foram contabilizados no país.

Houve um crescimento de casos na região Nordeste. Além disso, houve uma redução da tendência de casos na região Norte.

Em relação à vacinação da população brasileira, 45.697.957 (21,5%) foram vacinados com a primeira dose da vacina e 22.189.211 (10,4%) receberam as duas doses da vacina.

No mundo, segundo os painéis da Organização Mundial da Saúde (OMS), contabilizou  170.426.245 pessoas infectadas pelo vírus. Em 24 horas, 352.685 novos casos foram notificados. Mais de 3.548.628 vidas foram perdidas.

Países como Brasil, EUA e Índia são os países com mais número de casos e óbitos. Hungria, República Tcheca, Bósnia e Herzegovina são os países que têm a maior taxa de mortalidade. China, EUA e Índia são os países que mais administraram doses de vacinas no mundo. Proporcionalmente a sua população, os países que mais se vacinaram foram: Gibraltar, Ilhas Malvinas e Ilha de Man.

Os Países Africanos de Língua Portuguesa, conforme o monitoramento da Organização Mundial da Saúde, 150.425 casos de pessoas infectadas foram registrados. 2.089 óbitos foram notificados. Dentre os PALOPS, Moçambique e Angola foram os países que mais notificaram casos e óbitos.

Os Sitreps trazem também dados da vigilância ativa da Universidade de Brasília e do aplicativo Guardiões da Saúde.

Confira aqui mais detalhes sobre os Sitreps com atualizações até 1 de junho.