Por: Comunicação SDS
No Sitrep #50 houve sete relatórios de saúde animal em todo o mundo. Na Rússia, foram notificados dois casos de Peste Suína Africana. Os animais apresentaram sinais clínicos e vieram a óbito pela doença. Outros dois suínos suscetíveis estão em quarentena e a origem da infecção ainda é desconhecida.
A Polônia realizou uma notificação devido ao surto de Influenza A em uma fazenda. Mais de 30.000 aves foram confirmadas, cerca de 38.000 foram consideradas suscetíveis e mais de 2.000 vieram a óbito. Medidas de controle foram adotadas.
Novamente nessa semana foi notificado um surto de Influenza A na Alemanha. O surto ocorreu em uma fazenda de gansos, onde foi confirmada a presença do vírus em 290 aves. Medidas de controle para animais domésticos e selvagens foram adotadas.
No Quirguistão foi reportado um caso de Antraz de origem desconhecida em aldeia com 500 bovinos. Duas vacas foram consideradas suscetíveis, mas o teste foi confirmado em uma delas, que foi abatida. As medidas de controle foram adotadas e o caso foi dado como encerrado.
Outro caso de Antraz ocorreu na Ásia, onde oito bovinos forram confirmados e 155 foram considerados suscetíveis. Os animais que viviam no galpão foram vacinados em maio, exceto 14 deles. No entanto, ainda não se sabe a origem da infecção e as medidas de controle foram aplicadas no local.
Em Meliha, uma cidade localizada no norte africano, foi notificado um caso de raiva em um cão. O animal era mestiço selvagem e não havia sido vacinado. Ele foi capturado por autoridades locais devido a denúncias, porém veio a óbito. Diante do resultado dos testes clínicos, o caso não tinha relação com as cadeias de transmissão anteriores da região e o caso foi encerrado.
Além disso, nessa semana houve surtos da Peste dos Pequenos Ruminantes em diversas fazendas na Argélia. A origem da infecção ainda é desconhecida, mas entre oito fazendas, sete notificaram a doença entre caprinos e ovinos. As medidas de controle já foram aplicadas.
O que é SITREP Animal?
O Sitrep Animal é um documento que tem foco na divulgação de eventos de importância em saúde única internacional, com foco preventivo e informativo, baseado na vigilância de eventos através de canais diretos e indiretos, como sites oficiais e ferramentas de busca na internet. Sua importância se revela diante da praticidade e da confiabilidade trazidas, pois auxilia na análise epidemiológica da saúde animal em todo o mundo. Assim, contribui para profissionais da área de maneira que eles possam ficar a par das notificações feitas em determinado período.
Os Sitreps são feitos por estudantes residentes da Sala de Situação que, com o auxílio de um professor orientador, buscam esses dados em fontes seguras e os integram em um documento. Semanalmente, os dados são atualizados e reportados pelos alunos.
Saúde Única
Esse conceito surgiu para centralizar a integração entre saúde humana, saúde animal e saúde ambiental. Dessa forma, para garantir que a saúde única, ou One Health, em inglês, seja viabilizada na prática, é necessário que haja uma abordagem transdisciplinar, a qual resulte em ações que impactem os três âmbitos. Um exemplo é o controle de zoonoses, que traçam atividades de vigilância e prevenção de forma direta ou indireta sobre populações de animais alvo, que refletem em um benefício direto para a saúde humana. Assim, One Health torna-se fundamental para ultrapassar a barreira que divide as diferentes esferas de saúde e integrar as ações desses profissionais, tornando a saúde única.
O segmento One Health da Sala de Situação de Saúde é um grupo formado por seis integrantes fixos e quatro volantes. A cada mês, quatro membros do Programa de Residência Médica Veterinária da Universidade Nacional de Brasília integram os trabalhos do grupo. A intenção da equipe é introduzir atividades práticas e científicas no campo da saúde única.
Acesse o documento completo em https://sds.unb.br/sitrep50
–
#sds #saladesituacao #saudeanimal #epidemiologia #sitrep #onehealth