Formulário de Contato

Sala de Situação de Arboviroses do Ministério da Saúde conta com painéis de monitoramento desenvolvidos pela SDS

Sala de Situação de Arboviroses do Ministério da Saúde conta com painéis de monitoramento desenvolvidos pela SDS

Por: Mariana Ferreira Lopes | Comunicação SDS

Nesta segunda-feira, 9, a Coordenação-Geral de Vigilância de Arboviroses do Ministério da Saúde inaugurou a Sala de Situação de Arboviroses, uma iniciativa que conta com a parceria da SDS FS/UnB. O objetivo é realizar o monitoramento dos dados de arboviroses no País para subsidiar a tomada de decisão dos gestores no enfrentamento dessas doenças. 

Produto do componente 2 liderado pela SDS FS/UnB no projeto ArboControl, os painéis de monitoramento de dados epidemiológicos e entomológicos incorporam as ferramentas da nova sala de situação. Os dashboard sistematizam informações sobre casos de dengue, mortalidade, qualidade da notificação e detecção de surtos a partir de dados obtidos pelo Sistema de Agravos de Notificações, SINAN, além dos índices entomológicos por unidade federativa e municípios e tipos de recipientes com base no Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti, o LIRAa. 

“A SDS UnB já vem trabalhando com o Ministério da Saúde na elaboração de painéis de monitoramento, que foram apresentados na inauguração. A proposta, a partir de agora, é firmar nova parceria para continuarmos no desenvolvimento de painéis com outros indicadores que sejam de interesse para o MS, bem como fazer a instalação do painel já elaborado no servidor do MS”, explica Marcela Santos, coordenadora técnica da Sala de Situação de Saúde da UnB, que participou do evento.

ArboControl

Proposta de investigação para o controle do vetor Aedes aegypti e das arboviroses dengue, zika e chikungunya, o projeto ArboControl é uma parceria entre a Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília e o Ministério da Saúde. A SDS é responsável pelas metas 7,8 e 9 que compõem o  componente 2 da iniciativa como foco no desenvolvimento de novas tecnologias em saúde. Desde 2017, a Sala trabalha na elaboração de painéis de monitoramento e na criação do SiSVetor, um software para a consolidação de dados nas atividades de campo para o controle vetorial e também para a gestão.

Saiba mais

O SiSVetor-Campo tem sido testado por equipes de combate a endemias de Manaus (AM) e Sete Lagoas (MG) com ótima avaliação enquanto ferramenta facilitadora na sistematização de informações em visitas casa-a-casa. Confira a matéria aqui

Conheça o projeto ArboControl e as iniciativas desenvolvidas pela SDS aqui

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada.

Precisa da nossa ajuda?
A Sala de situação quer te apoiar a melhorar seu trabalho, conte conosco para fortalecer a vigilância em saúde em sua área de atuação.
es_ESES