Força-tarefa TiLS Covid-19 lança curso de Microsoft Excel focado para a área da saúde

Iniciativa coordenada pela ProEpi em parceria com a Sala de Situação da UnB visa a apoiar profissionais de saúde no enfrentamento da pandemia

Por: Karine Teles, graduanda de Jornalismo da FAC/UnB e bolsista da SDS/UnB | Mariana Ferreira Lopes, Jornalista da SDS/UnB

A Força-tarefa TiLS Covid-19, iniciativa mobilizada pela ProEpi, Associação Brasileira de Profissionais de Epidemiologia de Campo, em parceria com a Sala de Situação (SDS/UnB),  disponibilizou o curso completo “Uso do MS Excel como Ferramenta de Apoio à Análise de Dados Epidemiológicos” em sua plataforma de ensino à distância. A capacitação é  gratuita, composta por 10 aulas divididas em dois módulos, teórico e prático, que somam uma carga horária de 30h.

As sete aulas que compõem o módulo prático incluem cálculos básicos que profissionais de saúde necessitam executar, como índices de mortalidade e natalidade. É importante que esses agentes compreendam a ferramenta para desburocratizar informações. Marcela Santos, Coordenadora de Ensino da Força-Tarefa TiLS Covid-19 e Coordenadora técnica da SDS/UnB, afirma que “a dificuldade dos profissionais do ramo é justamente essa, coletar dados que são enviados para outro nível que analisa, constrói boletim, e aí sim há um retorno. Conseguindo fazer a análise diretamente no local eles já ganham muito tempo e conseguem entender a situação de saúde muito mais rápido de forma efetiva”.

Além do curso, outras estratégias voltadas ao tema foram disponibilizadas ao longo das últimas semanas, como podcast (ouça aqui) e sessões formativas ao vivo (assista aqui).

Sobre a ferramenta

O Microsoft Excel serve para controlar e organizar as informações, excelente aliado no cumprimento das rotinas e no melhor aproveitamento do tempo. Entender esse tipo de ferramenta é essencial para o bom funcionamento dos serviços, ainda mais em momentos de crise sanitária como a atual pandemia. Marcela Santos acredita que o curso tem proposta diferente do comum. “Encontramos cursos de Excel na internet voltados para economia ou administração, mas para a saúde é escasso, então esse curso é uma adaptação de ferramentas que se usam em outras áreas mas com a visão da saúde”, explica a coordenadora.
Para obter mais informações e inscrever-se no curso, clique aqui.

Sobre a Força-tarefa TiLS Covid-19

A Força-tarefa TiLS Covid-19 é uma iniciativa coordenada pela ProEpi, em parceria com a Sala de Situação de Saúde da Universidade de Brasília e apoio da Skoll Foundation. Seu objetivo é apoiar profissionais locais de saúde de municípios do Brasil, América Latina e África Lusófona no enfrentamento à pandemia por meio do fortalecimento da inteligência epidemiológica. Saiba mais sobre as estratégias e o projeto aqui.