Formulário de Contato

Força-tarefa TiLS Covid-19 lança curso de Microsoft Excel focado para a área da saúde

Força-tarefa TiLS Covid-19 lança curso de Microsoft Excel focado para a área da saúde

Iniciativa coordenada pela ProEpi em parceria com a Sala de Situação da UnB visa a apoiar profissionais de saúde no enfrentamento da pandemia

 Por: Karine Teles, graduanda de Jornalismo da FAC/UnB e bolsista da SDS/UnB | Mariana Ferreira Lopes, Jornalista da SDS/UnB

A Força-tarefa TiLS Covid-19, iniciativa mobilizada pela ProEpi, Associação Brasileira de Profissionais de Epidemiologia de Campo, em parceria com a Sala de Situação (SDS/UnB),  disponibilizou o curso completo “Uso do MS Excel como Ferramenta de Apoio à Análise de Dados Epidemiológicos” em sua plataforma de ensino à distância. A capacitação é  gratuita, composta por 10 aulas divididas em dois módulos, teórico e prático, que somam uma carga horária de 30h. 

As sete aulas que compõem o módulo prático incluem cálculos básicos que profissionais de saúde necessitam executar, como índices de mortalidade e natalidade. É importante que esses agentes compreendam a ferramenta para desburocratizar informações. Marcela Santos, Coordenadora de Ensino da Força-Tarefa TiLS Covid-19 e Coordenadora técnica da SDS/UnB, afirma que “a dificuldade dos profissionais do ramo é justamente essa, coletar dados que são enviados para outro nível que analisa, constrói boletim, e aí sim há um retorno. Conseguindo fazer a análise diretamente no local eles já ganham muito tempo e conseguem entender a situação de saúde muito mais rápido de forma efetiva”.

Além do curso, outras estratégias voltadas ao tema foram disponibilizadas ao longo das últimas semanas, como podcast (ouça aqui) e sessões formativas ao vivo (assista aqui). 

Sobre a ferramenta

O Microsoft Excel serve para controlar e organizar as informações, excelente aliado no cumprimento das rotinas e no melhor aproveitamento do tempo. Entender esse tipo de ferramenta é essencial para o bom funcionamento dos serviços, ainda mais em momentos de crise sanitária como a atual pandemia. Marcela Santos acredita que o curso tem proposta diferente do comum. “Encontramos cursos de Excel na internet voltados para economia ou administração, mas para a saúde é escasso, então esse curso é uma adaptação de ferramentas que se usam em outras áreas mas com a visão da saúde”, explica a coordenadora.
Para obter mais informações e inscrever-se no curso, clique aqui.

Sobre a Força-tarefa TiLS Covid-19

A Força-tarefa TiLS Covid-19 é uma iniciativa coordenada pela ProEpi, em parceria com a Sala de Situação de Saúde da Universidade de Brasília e apoio da Skoll Foundation. Seu objetivo é apoiar profissionais locais de saúde de municípios do Brasil, América Latina e África Lusófona no enfrentamento à pandemia por meio do fortalecimento da inteligência epidemiológica. Saiba mais sobre as estratégias e o projeto aqui.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada.

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.

Precisa da nossa ajuda?
A Sala de situação quer te apoiar a melhorar seu trabalho, conte conosco para fortalecer a vigilância em saúde em sua área de atuação.

    es_ESES