Formulário de Contato

Confira as atualizações dos Sitreps até 6 de abril

Confira as atualizações dos Sitreps até 6 de abril

SDS/UnB divulga relatórios sobre a pandemia do novo coronavírus no DF, Brasil, mundo e Palop 

Texto: Isabella Valenza (extensionista do Programa de Comunicação Comunitária – FAC/UnB e da Sala de Situação da UnB)

Os Relatórios de Situação ou Situation Reports (Sitreps), feitos pela equipe da Sala de Situação da Universidade de Brasília, são realizados para alertar sobre o presente cenário acerca da pandemia no novo coronavírus. Os dados foram atualizados na terça-feira (6) e estão disponíveis no site. Os relatórios são referentes ao Distrito Federal, Brasil, mundo e aos Países Africanos de Língua Portuguesa (Palop). 

Os informes são materiais técnicos, com análises epidemiológicas sobre casos, óbitos, insumos, dentre outros dados e informações oferecidas, por meio de bancos de dados e painéis de monitoramento oficiais.

O Distrito Federal, de acordo com a vigilância da Secretaria de Saúde, calcula 352.067 casos confirmados, desde março de 2020, com 904 casos em um período de 24 horas. O número de mortes já chega a 6.449. 

Na unidade federativa, o ritmo de vacinação está lento. Com isso, as vacinas ainda estão sendo distribuídas para idosos. Dessa forma, o segundo grupo, pessoas que possuem comorbidades, ainda não foi vacinado. Segundo o epidemiologista e vice-coordenador da Sala de Situação da UnB, Mauro Sanchez, essa é uma consequência da quantidade limitada de doses que têm sido enviadas para os estados pelo Governo Federal.

O especialista alerta que, enquanto a velocidade da vacinação não aumentar, é de extrema importância que a população mantenha todos os cuidados sugeridos desde o começo da pandemia, como o distanciamento social, a higienização das mãos e o uso de máscara. “Assim, conseguiremos controlar a velocidade de replicação do vírus enquanto a vacinação não aumentar”, pontua. 

No Brasil, foram contabilizados 13.100.580 casos confirmados, sendo 56.879 casos nas últimas 24 horas e 336.947 óbitos, segundo a Organização Mundial da Saúde. O país obteve mais um recorde, 4.195 vidas perdidas em apenas um dia. De acordo com dados da OMS, 19 hospitais estão com a Unidade Intensiva de Internação (UTI) lotadas. O total de vacinados que receberam a primeira dose equivale a 9,84% da população brasileira, já a segunda dose equivale a 2,78%

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, no mundo, foram contabilizados, no total, 131.487.572 pessoas infectadas pelo vírus, sendo 434.047 casos nas últimas 24 horas e 2.857.702 óbitos. No mundo, 605.000.000 de doses de vacinas foram administradas. Países como Israel, Itália, Alemanha, Reino Unido, entre outros destacam-se na quantidade de doses distribuídas para a população.

Nos Países Africanos de Língua Portuguesa, de acordo com o monitoramento da Organização Mundial da Saúde, são 212.844 pessoas infectadas. Desses casos, 1.703 evoluíram para o óbito.

Confira aqui mais detalhes sobre os Sitreps com atualizações até 6 de abril.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada.

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.

Precisa da nossa ajuda?
A Sala de situação quer te apoiar a melhorar seu trabalho, conte conosco para fortalecer a vigilância em saúde em sua área de atuação.

    es_ESES