Formulário de Contato

Ações da SDS no enfrentamento à pandemia são destaque em seminário sul-americano

Ações da SDS no enfrentamento à pandemia são destaque em seminário sul-americano

Mariana Ferreira Lopes | Comunicação SDS

A Universidade Peruana Cayetano Heredia realizou na última terça-feira, 15, o evento online Experiências de projetos de prevenção e controle da Covid-19 no Brasil, Colômbia e Peru, com a participação da coordenadora técnica da Sala de Situação, Marcela Santos. Durante a sua apresentação, a epidemiologista apresentou o conjunto de atividades realizadas pela Sala no apoio à resposta à pandemia.

O projeto Epi-Ride e  a Força-Tarefa TiLS Covid-19, parceria com a Associação Brasileira de Profissionais de Epidemiologia de Campo – ProEpi, foram destaque no alcance e frentes de apoio a profissionais de saúde e gestores na RIDE, municípios brasileiros, países da América Latina e Africanos de Língua Portuguesa. A importância das atividades formativas — como os cursos, mentorias, formações online — e o enfoque no desenvolvimento de habilidades em comunicação de risco foram apontados como diferenciais na visão da moderadora, Dra. Tania Valbuena.   

As experiências compartilhadas no seminário, ainda que advindas de realidades particulares, reforçaram alguns pontos convergentes como a necessidade das ações intersetoriais na articulação e mobilização de diferentes agentes para o enfrentamento à Covid-19 e a importância da educação em saúde como processo contínuo. 

“Todos partimos do conhecimento quase nulo sobre como enfrentar a pandemia. Todos aprendemos com o dia a dia. Tudo foi baseado em erros e acertos. Compartilhar as experiências é uma maneira de tentarmos não errar de novo e aprender com as lições que os outros ja tiraram é uma forma de crescermos juntos”, explica Marcela Santos.  

SDS nos 2 anos de pandemia

Em 11 de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde decretou a pandemia de Covid-19. Ao longo desses dois anos, a SDS tem trabalhado no apoio direto a gestores e profissionais no monitoramento da situação de saúde local para a tomada de decisão. O primeiro espaço direto de atuação foi a comunidade da Universidade de Brasília, com o desenvolvimento pioneiro do plano de contingência

Logo nos primeiros meses de pandemia, a equipe da SDS buscou articular os conhecimentos técnico-científicos para a análise epidemiológica às demandas de municípios da Rede de Desenvolvimento Integrado do Distrito Federal e Entorno. Assim foi desenvolvido o projeto Epi-Ride, que deu origem à Força-tarefa TiLS Covid-19. A parceria com a ProEpi e com a Skoll Foundation ampliou o alcance dessas ações iniciais para outros municípios brasileiros, América Latina e África Lusófona. Estratégias como realização de cursos, produção de documentos técnicos e materiais de engajamento comunitário e revisão de planos de contingência foram lideradas pelos colaboradores da SDS e um time de especialistas. 

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada.

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.

Precisa da nossa ajuda?
A Sala de situação quer te apoiar a melhorar seu trabalho, conte conosco para fortalecer a vigilância em saúde em sua área de atuação.

    es_ESES