Formulário de Contato

Sobre Nós

Somos parte dos profissionais da Sala de Situação (SDS) da Universidade de Brasília (UnB). A equipe conta com o apoio de X colaboradores de diversas áreas, tais como Saúde Coletiva, Enfermagem, Veterinária, Geografia, Estatística, Comunicação e Tecnologia da Informação. Dentre eles, estudantes de graduação, pós-graduação e professores da Universidade de Brasília (UnB).

Há 5 anos, a Sala de Situação (SDS) desenvolve um trabalho de monitoramento, análise e definição de ações em saúde, auxiliando gestores em suas tomadas de decisão. A SDS fundamenta-se em quatro eixos principais: Gestão, Comunicação, Vigilância e Tecnologia da Informação. Dentre os produtos desenvolvidos pela SDS, estão boletins epidemiológicos, relatórios de situação, protocolos, tutorias e notas técnicas. Nos últimos anos, a SDS tornou-se referência no que diz respeito à vigilância em saúde: com mais de X aulas disponibilizadas, X inserções na mídia e atuação frequente em cenários como o combate à Covid 19 e monitoramento de dengue no DF, dentre outros.

O termo “sala de situação” foi inicialmente abordado em ambiente de guerra, local em que havia uma análise local da situação e planejamento. Adaptado para a saúde como um termo que designa planejamento e acompanhamento de ações de cunho governamental, é nas Salas que se tem uma visão integral e intersetorial dos cenários de saúde. Por meio de análise e avaliação da situação de uma determinada população, as Salas contribuem para as ações de vigilância em saúde pública e para o processo de tomada de decisões e concretização das decisões tomadas, gerando resultados mais efetivos.

Objetivo

Apoiar as Secretarias Estaduais e Municipais da RIDE na estruturação e organização das salas de situação.

Originalmente, a proposta “Epi Ride” surgiu de um parceria entre a Sala de Situação (SDS) e a Associação Brasileira de Profissionais de Epidemiologia de Campo (ProEpi). Atualmente, a proposta de “Epi Ride - Fortalecimento de Salas de Situação” é resultante da expansão das ações.

Colaboradores

Jonas Brant

(Coordenador Geral)

Mariana Ferreira

 

Marcela Lopes

(Coordenadora Técnica)

 

Giovanna Coelho

(Saúde Coletiva)

 

 

Lethícia Nunes

(Saúde Coletiva)

 

 

Lorena Tavares

(Saúde Coletiva)

 

 

Debora Lopes

(Saúde Coletiva)

 

Maria Luísa

(Saúde Coletiva)

 

Rafaela dos Santos

(Saúde Coletiva)

 

Maria Vitória

(Saúde Coletiva)

 

Arthur Henrique

(Tecnologia da Informação)

 

Ana Paula

(Comunicação)

 

Matheus Carvalho

(Comunicação)

 

Milena Marra

(Comunicação)

 

Rayane Amorim

(Comunicação)

 

Rose Malu

(Comunicação)

 

Sara Puglisi

(Comunicação)

 

Matheus Andrade

(Comunicação)

 

Yara Cavalcante

(Veterinária)

 

Millena Sette

(Enfermagem)

 

Silvano Oliveira

 

 

Thaíza Karolline

 

 

Bruna Paes

 

Precisa da nossa ajuda?
A Sala de situação quer te apoiar a melhorar seu trabalho, conte conosco para fortalecer a vigilância em saúde em sua área de atuação.

    pt_BRPT_BR