Confira o SITREP desta semana epidemiológica de 27 de junho a 03 de julho  com  as últimas informações sobre a situação da saúde animal em todo mundo

Por: Ana Julia Santos | Comunicação SDS
Residentes: Camila Marques e Talita Denny

No Sitrep #47 desta semana epidemiológica, houve dez relatórios de saúde animal em todo o mundo. No Cazaquistão, houve um surto de influenza A de alta patogenicidade, sendo de origem desconhecida até então. Duas aves de vida livre foram a óbito e medidas de controle foram adotadas. Além disso, em Portugal também foi notificado um caso de influenza A de alta patogenicidade em uma ave de vida livre, que veio a óbito. No entanto, até o momento nenhuma medida de controle foi adotada.

As Ilhas Faroe também notificaram casos de Influenza A de alta patogenicidade. A origem da infecção se deu através do contato com espécies de vida livre infectadas. Os animais infectados foram de diferentes espécies e a maioria veio a óbito, com exceção de um Moleiro-grande que foi submetido ao abate. Até o momento, medidas de controle não foram adotadas.

Na Espanha, no município de Dom Pedro, foram notificados dois surtos de Anthrax em fazendas de criação de ovelhas. Envolveu 890 animais suscetíveis, dos quais três apresentaram sinais clínicos e vieram a óbito. Outro surto ocorreu no município Navalvillar de Pela e envolveu 447 ovelhas, das quais somente três chegaram a apresentar sinais clínicos e vieram a óbito. Ambas as regiões não haviam adotado o esquema de vacinação.

Pela primeira vez, o Afeganistão emitiu um alerta a respeito da Dermatose Nodular Contagiosa em bovinos de seu território, sendo que a origem dessa infecção ainda é desconhecida. Há suspeitas de que  o foco do surto tenha sido na província de Laghman, porém outras regiões ainda estão sendo investigadas. Dentre o gado atingido, 12 animais foram considerados suscetíveis e apenas dois apresentaram sinais clínicos. Medidas de controle foram adotadas.

Durante a semana, a Espanha relatou a circulação do Paramyxovirus tipo 1 (PMV-1), agente causador da doença de Newcastle, em uma região próxima à Huércal-Overa, sendo a primeira ocorrência já relatada acerca da doença naquela região. Cerca de 9500 animais estavam susceptíveis, 8300 vieram à óbito em decorrência da evolução dos sinais clínicos e os demais sofreram abate sanitário.

Durante a semana, a Alemanha notificou um surto de Peste Suína Africana, na região de Emsbüren, de origem desconhecida até então. Tal evento trouxe registros de 1786 animais domésticos suscetíveis à doença, porém apenas seis deles desenvolveram sinais clínicos e vieram a óbito. Medidas de controle foram adotadas, entre elas: desinfecção, descarte de carcaças, abate sanitário, etc.

Na Rússia houve um surto de Peste Suína Africana, em duas localidades distintas, de origem desconhecida.Um surto ocorreu em Bolkhuny, e envolveu cinco animais domésticos

considerados suscetíveis. O outro surto ocorreu em em Kharably, com 10 animais domésticos suscetíveis. Medidas de controle foram adotadas.

Na Namíbia, foi notificado um surto de Pleuropneumonia Contagiosa Bovina em uma criação de gado em Omutwewomedi. A origem da infecção foi a circulação dos animais que compartilhavam o mesmo pasto e água. Cerca de 550 animais foram considerados suscetíveis para a infecção e quatro apresentaram sinais clínicos da evolução da doença. Atualmente nenhuma morte foi registrada. A vigilância está em andamento para determinar a extensão da doença.

Confira o SITREP semanal aqui.

O que é SITREP Animal?

O SITREP Animal é um documento que tem foco na divulgação de eventos de importância em saúde única internacional, com foco preventivo e informativo, baseado na vigilância de eventos através de canais diretos e indiretos, como sites oficiais e ferramentas de busca na internet. Sua importância se revela diante da praticidade e da confiabilidade trazidas, pois auxilia na análise epidemiológica da saúde animal em todo o mundo. Assim, contribui para profissionais da área de maneira que eles possam ficar a par das notificações feitas em determinado período.

Os SITREPS são feitos por estudantes residentes da Sala de Situação que, com o auxílio de um professor orientador, buscam esses dados em fontes seguras e os integram em um documento. Semanalmente, os dados são atualizados e reportados pelos alunos.

Saúde Única

Esse conceito surgiu para centralizar a integração entre saúde humana, saúde animal e saúde ambiental. Dessa forma, para garantir que a saúde única, ou One Health, em inglês, seja viabilizada na prática, é necessário que haja uma abordagem transdisciplinar, a qual resulte em ações que impactem os três âmbitos. Um exemplo é o controle de zoonoses, que traçam atividades de vigilância e prevenção de forma direta ou indireta sobre populações de animais alvo, que refletem em um benefício direto para a saúde humana. Assim, One Health torna-se fundamental para ultrapassar a barreira que divide as diferentes esferas de saúde e integrar as ações desses profissionais, tornando a saúde única.

O segmento One Health da Sala de Situação de Saúde é um grupo formado por seis integrantes fixos e quatro volantes. A cada mês, quatro membros do Programa de Residência Médica Veterinária da Universidade Nacional de Brasília integram os trabalhos do grupo. A intenção da equipe é introduzir atividades práticas e científicas no campo da saúde única.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

pt_BRPT_BR