Confira o SITREP da semana epidemiológica de 17 a 29 de outubro com as últimas informações sobre a situação da saúde animal em todo mundo

No Sitrep #63, houve 18 relatórios de saúde animal em todo o mundo. Na Rússia foi emitido um alerta para Gripe Aviária de Alta Patogenicidade em aves domésticas. Ao todo mais de 70 aves foram suscetíveis e 45 vieram a óbito. A doença também foi notificada nos Estados Unidos, onde mais de 2.000 aves foram suscetíveis e abatidas. O México emitiu dois alertas para a mesma doença, em municípios diferentes, em uma ave selvagem e uma ave migratória.

Na Colômbia foi emitido um alerta para Gripe Aviária de Alta Patogenicidade, que se originou através do contato com aves selvagens. Ao todo, quase 200 aves foram suscetíveis. A doença foi notificada também na Ilha de Man, território do Reino Unido. Apenas um corvo selvagem foi encontrado morto em decorrência da doença. Na Noruega, mais de 7 mil aves testaram positivo para a mesma doença, dessas, 200 vieram a óbito. A Eslovênia também emitiu um alerta para Gripe Aviária em cisne mudo e a Bulgária também emitiu um alerta para a doença, que resultou  em mais de 200 óbitos de aves domésticas. Por fim, na Suíça, a Gripe Aviária de Alta Patogenicidade foi notificada em um cisne mudo e em um falcão peregrino.

Na Namíbia foi emitido um alerta para Febre Aftosa, mais de 200 bovinos foram suscetíveis, mas nenhum veio a óbito. Outro alerta para Febre Aftosa foi emitido em Moçambique, resultando em mais de 5.000 animais suscetíveis.

Além disso, na Rússia, foi emitido um alerta para Peste Suína Africana. Ao todo, quatro javalis vieram a óbito. Na Costa do Marfim, houve um alerta para Febre Hemorrágica da Crimeia e do Congo, resultando em mais de 160 animais suscetíveis e dois óbitos.

O vírus da Raiva foi notificado em três regiões diferentes: Melillha, França e Eslováquia. Na primeira região, o vírus atingiu um cão mestiço, que veio a óbito. Na França, a doença foi notificada em um cão doméstico, que também veio a óbito. Já na Eslováquia, o vírus foi notificado em um texugo, que foi eutanasiado.

Na Zâmbia um alerta para pleuropneumonia contagiosa bovina foi emitido. Ao todo, foram mais de 1.500 casos confirmados. Medidas de controle foram aplicadas.

O que é SITREP Animal?

O Sitrep Animal é um documento que tem foco na divulgação de eventos de importância em saúde única internacional, com foco preventivo e informativo, baseado na vigilância de eventos através de canais diretos e indiretos, como sites oficiais e ferramentas de busca na internet. Sua importância se revela diante da praticidade e da confiabilidade trazidas, pois auxilia na análise epidemiológica da saúde animal em todo o mundo. Assim, contribui para profissionais da área de maneira que eles possam ficar a par das notificações feitas em determinado período.

Os Sitreps são feitos por estudantes residentes da Sala de Situação que, com o auxílio de um professor orientador, buscam esses dados em fontes seguras e os integram em um documento. Semanalmente, os dados são atualizados e reportados pelos alunos.

Saúde Única (One Health)

Esse conceito surgiu para centralizar a integração entre saúde humana, saúde animal e saúde ambiental. Dessa forma, para garantir que a saúde única, ou One Health, em inglês, seja viabilizada na prática, é necessário que haja uma abordagem transdisciplinar, a qual resulte em ações que impactem os três âmbitos. Um exemplo é o controle de zoonoses, que traçam atividades de vigilância e prevenção de forma direta ou indireta sobre populações de animais alvo, que refletem em um benefício direto para a saúde humana. Assim, One Health torna-se fundamental para ultrapassar a barreira que divide as diferentes esferas de saúde e integrar as ações desses profissionais, tornando a saúde única.

O segmento One Health da Sala de Situação de Saúde é um grupo formado por seis integrantes fixos e quatro volantes. A cada mês, quatro membros do Programa de Residência Médica Veterinária da Universidade Nacional de Brasília integram os trabalhos do grupo. A intenção da equipe é introduzir atividades práticas e científicas no campo da saúde única.