SDS/UnB divulga relatórios sobre a pandemia do novo coronavírus no DF, Brasil, mundo e Palop
Texto: Isabella Valenza (extensionista do Programa de Comunicação Comunitária – FAC/UnB e da Sala de Situação da UnB)
Os Relatórios de Situação ou Situation Reports (Sitreps), feitos pela equipe da Sala de Situação da Universidade de Brasília, são realizados para alertar sobre o presente cenário acerca da pandemia no novo coronavírus. Os dados foram atualizados na terça-feira (6) e estão disponíveis no site. Os relatórios são referentes ao Distrito Federal, Brasil, mundo e aos Países Africanos de Língua Portuguesa (Palop).
Os informes são materiais técnicos, com análises epidemiológicas sobre casos, óbitos, insumos, dentre outros dados e informações oferecidas, por meio de bancos de dados e painéis de monitoramento oficiais.
O Distrito Federal, de acordo com a vigilância da Secretaria de Saúde, calcula 352.067 casos confirmados, desde março de 2020, com 904 casos em um período de 24 horas. O número de mortes já chega a 6.449.
Na unidade federativa, o ritmo de vacinação está lento. Com isso, as vacinas ainda estão sendo distribuídas para idosos. Dessa forma, o segundo grupo, pessoas que possuem comorbidades, ainda não foi vacinado. Segundo o epidemiologista e vice-coordenador da Sala de Situação da UnB, Mauro Sanchez, essa é uma consequência da quantidade limitada de doses que têm sido enviadas para os estados pelo Governo Federal.
O especialista alerta que, enquanto a velocidade da vacinação não aumentar, é de extrema importância que a população mantenha todos os cuidados sugeridos desde o começo da pandemia, como o distanciamento social, a higienização das mãos e o uso de máscara. “Assim, conseguiremos controlar a velocidade de replicação do vírus enquanto a vacinação não aumentar”, pontua.
No Brasil, foram contabilizados 13.100.580 casos confirmados, sendo 56.879 casos nas últimas 24 horas e 336.947 óbitos, segundo a Organização Mundial da Saúde. O país obteve mais um recorde, 4.195 vidas perdidas em apenas um dia. De acordo com dados da OMS, 19 hospitais estão com a Unidade Intensiva de Internação (UTI) lotadas. O total de vacinados que receberam a primeira dose equivale a 9,84% da população brasileira, já a segunda dose equivale a 2,78%
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, no mundo, foram contabilizados, no total, 131.487.572 pessoas infectadas pelo vírus, sendo 434.047 casos nas últimas 24 horas e 2.857.702 óbitos. No mundo, 605.000.000 de doses de vacinas foram administradas. Países como Israel, Itália, Alemanha, Reino Unido, entre outros destacam-se na quantidade de doses distribuídas para a população.
Nos Países Africanos de Língua Portuguesa, de acordo com o monitoramento da Organização Mundial da Saúde, são 212.844 pessoas infectadas. Desses casos, 1.703 evoluíram para o óbito.
Confira aqui mais detalhes sobre os Sitreps com atualizações até 6 de abril.