//--------------- Google Analytics --------------- //------------------------------------------------

SDS abre inscrições para evento sobre resistência antimicrobiana

O evento discutirá os riscos do uso indiscriminado de antibióticos na produção de alimentos, além de discutir alternativas sustentáveis para a saúde animal. 

A Sala de Situação de Saúde (SDS) da Universidade de Brasília (UnB) abre inscrições para o evento “Bem-estar animal e resistência antimicrobiana: impactos do uso de antibióticos na produção de alimentos”, que será realizado no dia 22 de agosto, às 9h, no auditório 3 da Faculdade de Saúde. A palestra será ministrada por Júlia Eumira Gomes Neves, professora do Instituto Federal de Brasília (IFB), médica veterinária pela Universidade Federal de Uberlândia e mestre em Zootecnia. O evento, organizado pela equipe One Health da SDS, é aberto ao público e oferece certificação aos participantes. As inscrições podem ser feitas online por meio deste link. 

Mas o que é resistência antimicrobiana?

Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a resistência antimicrobiana (RAM) ocorre quando microrganismos, como bactérias, fungos, vírus e parasitas, sofrem mutações após serem expostos a antimicrobianos, como antibióticos, antifúngicos e antivirais. Esses microrganismos, quando se tornam ultrarresistentes, fazem com que os medicamentos percam sua eficácia, permitindo que as infecções permaneçam no organismo e aumentando o risco de transmissão para outros.

Fonte: OPAS

Antibióticos no Contexto da Saúde Única – Atb-SU

Liderada por Rebeca Siqueira, mestranda em Farmácia pela UnB, e com apoio de Bruna Fraga, professora especialista na temática, a equipe “Antibióticos no Contexto da Saúde Única – Atb-SU” trata-se de um projeto desenvolvido para promover a conscientização sobre o uso responsável de antibióticos no contexto da Saúde Única, a redução da resistência bacteriana, a preservação da eficácia dos antibióticos e a promoção de um futuro mais saudável para todos. O projeto visa capacitar profissionais da saúde, da educação e/ou produtores de animais por meio de treinamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

pt_BRPT_BR