Está marcado para o próximo dia 16/04, das 8h30 às 13h, o evento de lançamento do ‘Guardiões da Saúde – Líderes Comunitários’, projeto que visa investigar a viabilidade de um sistema de vigilância baseada em eventos (VBE) por meio de líderes comunitários. O evento ocorrerá em formato híbrido, com a opção de participação online pelo Zoom e presencialmente no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília. Os interessados em participar nesta última modalidade devem realizar previamente a inscrição através deste link. O evento é gratuito.
A ferramenta online ‘Guardiões da Saúde – Líderes Comunitários’ foi desenvolvida pela Associação Brasileira de Profissionais de Epidemiologia de Campo (ProEpi), em parceria com o Instituto Nacional de Saúde Pública de Cabo Verde (INSP), com a Sala de Situação de Saúde da Universidade de Brasília (SDS/UnB) e com a UK Public Health Rapid Support Team (UK-PHRST) da London School. O projeto que o criou tem sido executado, concomitantemente, em dois países: Brasil (Distrito Federal e Territórios da Rede Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno/RIDE-DF) e Cabo verde (Ilha de Santiago).
O evento de lançamento marca uma longa trajetória do Guardiões da Saúde, já que o foi desenvolvido pelo Ministério da Saúde do Brasil em 2007, para apoiar a vigilância participativa no monitoramento de eventos de grande porte no país, onde foi utilizado durante a Copa do Mundo de 2014 e nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos ocorridos no Rio de Janeiro em 2016. Esta estratégia findou-se em uma parceria entre a Skoll Global Threats Found (SGTF), o Ministério da Saúde, a startup Epitrack e a ProEpi. Desde então, a Proepi vem trabalhando no aprimoramento e desenvolvimento do aplicativo. E, em 2020, em parceria com a SDS, atualizou-se a ferramenta para coleta de dados de possíveis casos de covid-19, sendo utilizada tanto pela UnB, como outras universidades parceiras.
A programação do evento inclui uma cerimônia de abertura às 08h30, seguida por duas mesas de discussão. A primeira mesa, às 09h30, abordará os “Caminhos da vigilância baseada em eventos: perspectivas e desafios na execução”, com participação de especialistas como Jonas Brant da Universidade de Brasília e Maria da Luz Lima do Instituto Nacional de Saúde Pública de Cabo Verde. A segunda mesa, às 10h50, discutirá “Metodologias e ferramentas para operacionalização da vigilância baseada em eventos”, com a presença de profissionais como Ali Adbulla, da Organização Mundial da Saúde (OMS). As mesas visam apresentar estratégias e ferramentas importantes para a vigilância baseada em eventos, bem como compartilhar experiências e contribuições no campo da saúde pública.
Confira a programação completa:
08h30 – Cerimônia de abertura
09h30 – Mesa 01 – Caminhos da vigilância baseada em eventos: perspectivas e desafios na execução
Convidados
- Jonas Brant – Universidade de Brasília | Guardiões da Saúde – Líderes Comunitários
- Maria da Luz Lima – Instituto Nacional de Saúde Pública de Cabo Verde | Guardiões da Saúde – Líderes Comunitários
- Márcio Garcia – Diretor do Departamento de Emergências em Saúde Pública / Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde
10h50 – Mesa 02 – Metodologias e ferramentas para operacionalização da vigilância baseada em eventos
Convidados:
- Priscilleyne Reis – Centro de Informações Estratégicas e Resposta de Vigilância em Saúde – CIEVS – Brasília
- Mercy Tetuh – Centro Africano de Controle e Prevenção de Doenças (CDC África)
- Ali Adbulla – Organização Mundial da Saúde
- Rogério Carminé – Guardiões da Saúde – Líderes Comunitários