Formulário de Contato

Vinagre é melhor que álcool para evitar a contaminação?

Não existem estudos que comprovem essa relação. Segundo o Conselho Federal de Química (CFQ) informou, em nota, que o vinagre é um “produto relativamente ineficaz na destruição de microrganismos”, uma vez que sua composição é a base de ácido acético, um ácido considerado fraco que é pouco eficaz na desnaturação de proteínas. Sendo assim, ele não conseguiria prevenir a transmissão do coronavírus. O álcool gel, por sua vez, é recomendado para higienização. O vírus é revestido com uma camada de gordura que dissolve em contato com sabão ou álcool, causando sua morte.

Referências:

XIV ENCONTRO LATINO AMERICANO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E X ENCONTRO LATINO AMERICANO DE PÓS – GRADUAÇÃO, 2010, São José dos Campos-SP. Estudo da Eficácia de amostras comerciais de álcool – gel a 70% […]. Ribeirão preto – São Paulo: Univap, [2010 ou 2011]. 4 p. Disponível em: . Acesso em: 30 mar 2020.

CONSELHO FEDERAL DE QUÍMICA. Nota Oficial – propriedades do álcool gel. Brasília: 2020.Disponível em: Acesso em: 30 mar 2020.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Coronavírus. Brasília: 2020. Disponível em: . Acesso em: 30 mar 2020.

ANVISA. Segurança do Paciente: Higienização das mãos. Brasília: Ministério da Saúde, 2007. Disponível em: Acesso em: 31 mar 2020.

Comment on this FAQ

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa da nossa ajuda?
A Sala de situação quer te apoiar a melhorar seu trabalho, conte conosco para fortalecer a vigilância em saúde em sua área de atuação.