Formulário de Contato

07.04 Tipos de máscaras faciais

Máscara Caseira: No Brasil, o Ministério da Saúde recomendou que todas as pessoas façam uso desse tipo de máscara a fim de reduzir o nível de contágio da COVID-19. É feita de forma artesanal a partir de tecidos. Mais que isso, é de uso individual e deve conter duas camadas de pano de tamanho adequado para cobrir toda boca e nariz, também é necessário que ela esteja bem ajustada ao rosto e seja higienizada com água e sabão após o uso (REDE COVIDA, 2020).

Máscara Cirúrgica Descartável: Indicada para profissionais de saúde, casos confirmados ou suspeitos de Covid-19 e pessoas que lidam com algum doente. Está disponível para venda em farmácias, também é de uso individual e deve estar ajustada ao rosto de modo a cobrir o nariz e a boca. Esse tipo de máscara não deve ser higienizada, e sim descartada com segurança (REDE COVIDA, 2020).

Máscara Modelo N95: É um Equipamento de Proteção Individual (EPI) indicado para trabalhadores expostos a ambientes contaminados. Diferentemente das demais, esse tipo de máscara filtra o ar de modo a impedir a passagem de partículas muito pequenas, como por exemplo: os aerossóis (REDE COVIDA, 2020).

Ressalta-se que no momento atual, é importante que a população se conscientize e compre/use somente máscaras indicadas para seu perfil, os modelos hospitalares devem ser deixados para os profissionais de saúde que estão atuando na linha de frente do combate a COVID-19. Você pode ler sobre como utilizar corretamente uma máscara no tópico 8.2.

Comment on this FAQ

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa da nossa ajuda?
A Sala de situação quer te apoiar a melhorar seu trabalho, conte conosco para fortalecer a vigilância em saúde em sua área de atuação.