Formulário de Contato

04. Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG)

A Síndrome respiratória aguda grave (SRAG) é um quadro de agravamento da síndrome Gripal (SG), em que, além de apresentar sintomas gripais como febre, tosse, dor de garganta, dor no corpo, dor de cabeça, a pessoa também tem sintomas de dispneia ou desconforto respiratório e uma piora nas doenças relacionada a pressão arterial (SES-DF, 2018). Complicações também podem evoluir para quadros mais graves em indivíduos, por se tratar de uma doença respiratória. Os vírus causadores da doença são vários, sendo os mais comuns o vírus sincicial respiratório, influenza B e influenza A.
Atualmente, a síndrome respiratória aguda grave causada pelo vírus SARS-Cov-2 pode se desenvolver em qualquer idade, porém, pessoas com idade acima de 60 anos como idosos, são os mais afetados pela síndrome.
Para um maior controle da SRAG existem no DF dois tipos de Vigilância epidemiológica, a Vigilância Universal das SRAG, implementada em 2009 devido à pandemia de influenza (Ministério da Saúde, 2019) e Vigilância Sentinela da Gripe que inclui a SRAG e a SG.
A Vigilância universal da SRAG, em todos os casos de SRAG são realizadas notificações compulsórias que decorrem de internações, óbitos, necessidade de assistência em qualquer unidade de saúde, seja ela pública ou privada. Já nas unidades de vigilância sentinela todos os casos de internação em UTI devem ser notificados. (SES-DF, 2018). Notificações advindas de SG são registradas no SIVEP-Gripe (Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe).
As notificações são importantes para o conhecimento e controle da doença, portanto essa ação é necessária para entender o número de casos, monitoramento dos casos da doença e incidência por faixa etária, região, sexo que mais são acometidos pela doença (SVS, 2015). Dessa forma, a notificação serve também para a tomada de decisões e ações para o combate à doença.

Comment on this FAQ

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa da nossa ajuda?
A Sala de situação quer te apoiar a melhorar seu trabalho, conte conosco para fortalecer a vigilância em saúde em sua área de atuação.