Formulário de Contato

Quanto tempo a pessoa fica com o vírus ?

A duração do coronavírus no organismo depende do perfil de vulnerabilidade imunológica, ou seja, varia de pessoa para pessoa. As pessoas que são consideradas do grupo de risco tendem a permanecer mais tempo apresentando sintomas, e podendo vir a óbito, devido às complicações no decorrer da evolução da doença. Um relatório da Organização Mundial de Saúde/ China sobre Coronavírus (Covid-19), mostrou que o tempo médio desde o início até a recuperação clínica para casos leves é de aproximadamente 2 semanas e de 3 a 6semanas para pacientes com doença grave ou crítica. Com dados preliminares, o mesmo estudo sugere que o período de tempo desde o início até o desenvolvimento de graves doença, incluindo hipóxia, é de 1 semana. Entre os pacientes que morreram, o tempo entre o início dos sintomas até o resultado varia de 2 a 8 semanas.

O CDC ( Centers for disease control and prevention ) americano reuniu informações de artigos e estudos científicos e sugeriu que uma pessoa recuperada da infecção inicial de corona pode permanecer com carga viral baixa de SARS-Cov-2 até 3 meses após o diagnóstico, podendo ter resultados positivos durante esse período. Porém, esses pacientes não são capazes de contaminar outros.


Referências:
CDC. When You Can be Around Others After You Had or Likely Had COVID-19. 2020. Disponível em:https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/if-you -are-sick/end-home-isolation.html.
Acesso em: 20 ago. 2020

STEPHEN, A. Lauer et al. O período de incubação da doença de coronavírus 2019 (COVID-19) de casos confirmados divulgados publicamente: estimativa e aplicação. Annals of Internal Medicine [online]. 5 de maio de 2020. v. 172 ed. 9 p. 577-582. Disponível em: https://doi.org/10.7326/M20-0504 Acesso em: 25 jun de 2020.RELATÓRIO DA MISSÃO CONJUNTA OMS-CHINA SOBRE DOENÇA DE CORONAVÍRUS 2019 (COVID-19). World Health Organization. PDF [Traduzido]. 28 de Fevereiro de 2020. Disponível em: . Acesso em: 17 jul de 2020.

Comment on this FAQ

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa da nossa ajuda?
A Sala de situação quer te apoiar a melhorar seu trabalho, conte conosco para fortalecer a vigilância em saúde em sua área de atuação.