Formulário de Contato

Qual a melhor hora para testar?

De acordo com atualizações do Protocolo de manejo clínico do coronavírus (COVID-19) na Atenção Primária de Saúde, são disponibilizados para detecção do coronavírus: o diagnóstico laboratorial (RT- PCR) e testes rápidos. Ambos são utilizados na confirmação da COVID-19 em pacientes suspeitos da doença. Porém, para se obter um resultado fidedigno, os testes devem obedecer ao momento, a hora mais adequada para serem realizados. Ou seja, deve seguir a janela imunológica da doença. Assim, o diagnóstico laboratorial (RT- PCR) deve ser feito após o terceiro dia de início dos sintomas até o sétimo dia. Já o teste rápido, é preferível que seja realizado, a partir do oitavo dia do início dos sintomas. Caso contrário, se ambos os testes diagnósticos tenham sido feitos de forma precoce ou tardio, estes podem apresentar falso-negativo para a COVID-19. É importante frisar que, no momento atual os testes apesar de importante para o diagnóstico da doença, ainda não é disponibilizado para todas as pessoas. Com isso, é recomendado procurar atendimento médico somente no caso de sintomas mais graves ou desconforto respiratório.

Referências:

MEDEIROS,Martins. Protocolo de manejo clínico do coronavírus (COVID-19) na Atenção Primária à Saúde.2020. (47m 41s). Disponível em:< https://youtu.be/IYIR0HuenhY. Acesso em: 22 abr. 2020.

Brasil. Ministério da Saúde.Orientações para manejo de pacientes com covid-19. c 2020. Disponível em:.Acesso em 17 jul de 2020.

LACERDA, Paula. Testes do coronavírus: saiba identificar os tipos de exames e suas indicações clínicas. O globo, 2020. Disponível em:. Acesso em: 22 abr. de 2020

Comment on this FAQ

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa da nossa ajuda?
A Sala de situação quer te apoiar a melhorar seu trabalho, conte conosco para fortalecer a vigilância em saúde em sua área de atuação.