Formulário de Contato

Qual a importância do isolamento social para o controle do vírus na situação atual? E qual a previsão para o término do isolamento? E a volta às aulas?

O isolamento social foi uma das medidas recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e adotadas em vários municípios do Brasil. O cumprimento dessa medida é fundamental para evitar a transmissão do vírus a novas pessoas, especialmente as que contempla o grupo de risco, além de evitar colapso no sistema de saúde pela quantidade de pessoas infectadas no mesmo instante de pico da doença. Assim, ficar em casa durante a pandemia traz segurança não somente para a família, mas também para a sociedade como um todo. Ou seja, na ausência ou presença de sintomas da COVID-19, o melhor a se fazer é ficar em casa, salvo os trabalhadores essenciais e combatentes na linha de frente no momento. Quanto a previsão de término do isolamento, ainda não se tem uma data específica para tal. Em contrapartida, alguns governadores de alguns estados e do Distrito Federal já assinaram decretos para a funcionalidade parcial de alguns serviços considerados essenciais à população. Mas isso, não significa que os cuidados e restrições como ficar em casa estão em desacordo. Assim como alguns serviços essenciais, foram assinados decretos para a volta às aulas, porém de forma remota. Presencialmente, as aulas serão retomadas apenas quando a situação atual se normalizar.

Referências:

CORONAVÍRUS: ENTENDA A IMPORTÂNCIA DE SE MANTER A PRÁTICA DO ISOLAMENTO SOCIAL. Notícias da ESP-CE, c 2017-2020. Disponível em: . Acesso em: 16 jun. De 2020.

RODRIGUES E KENZO MACHIDA. CNN Brasil, 2020. Nacional. Disponível em: . Acesso em: 16 jun. De 2020.

CONSULTA PÚBLICA DO PLANO DE VOLTA ÀS AULAS É PRORROGADA ATÉ 27/5. Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal – SEEDF, c2020. Disponível em: . Acesso em: 16 jun. De 2020.

Comment on this FAQ

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa da nossa ajuda?
A Sala de situação quer te apoiar a melhorar seu trabalho, conte conosco para fortalecer a vigilância em saúde em sua área de atuação.