Formulário de Contato

07.03 Por que devo usar máscara facial ao sair de casa?

Como já foi abordado em outros tópicos, a ausência de imunidade prévia na população humana, a inexistência de vacina e/ou tratamento para a doença causada pela contaminação por Coronavírus, faz com que o crescimento do número de casos seja exponencial, se não forem tomadas medidas para deter sua transmissão (GARCIA, 2020).
Essas medidas incluem intervenções não farmacológicas (INF), que abrangem medidas que podem ter alcance individual ou comunitário, são exemplos: lavagem das mãos, etiqueta respiratória, distanciamento social, arejamento e a exposição solar de ambientes, limpeza de objetos e superfícies, e restrição ou proibição de locais onde há aglomeração de pessoas (GARCIA, 2020).
A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que todos utilizem máscaras não cirúrgicas em locais onde há transmissão local, mais que isso, ressalta que as demais medidas de higiene devem ser mantidas. Apesar disso, ainda não há estudos que comprovem a eficácia do uso de máscaras (GARCIA, 2020).
No entanto, é importante deixar claro que a ausência de evidência não significa que não há efetividade. Mais que isso, a transmissão da doença a partir de indivíduos infectados assintomáticos e com sintomas leves foi documentada, e a carga viral é particularmente alta no estágio inicial da doença. Nesse contexto, é importante ressaltar que as máscaras constituem barreiras físicas e alguns estudos mostram que elas são úteis para limitar a transmissão de partículas advindas da tosse e espirro em curta distância (GARCIA, 2020).
Estudiosos argumentaram que o uso de máscaras por indivíduos assintomáticos, independentemente de proteger ou não quem está usando a máscara, poderia limitar a transmissão da doença, ao impedir que partículas contaminantes se espalhassem. Seguindo essa lógica, a transmissão comunitária poderia ter um decaimento se todas as pessoas usassem máscaras faciais (GARCIA, 2020).

Comment on this FAQ

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa da nossa ajuda?
A Sala de situação quer te apoiar a melhorar seu trabalho, conte conosco para fortalecer a vigilância em saúde em sua área de atuação.