Formulário de Contato

15. Programa Nacional de Imunização e perspectiva para a vacina da COVID-19

O Programa Nacional de Imunizações (PNI), criado em 1973 pelo Ministério da Saúde (MS), é referência internacional de política pública de saúde e é, hoje, parte integrante do Programa da Organização Mundial da Saúde, com o apoio técnico, operacional e financeiro da UNICEF e contribuições do Rotary Internacional e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Antes disso, a imunização tinha um caráter descontínuo e escasso, cobrindo poucas regiões do país. Dessa forma, o programa veio com o objetivo de uma “imunização sem excluídos” tornando a vacinação acessível e distribuída de forma gratuita em todo o
país, sendo possível uma vacinação em massa eficaz e controle das doenças
imunopreveníveis contendo um total de 45 imunobiológicos entre todas as faixas etárias. Como exemplos, podemos citar: catapora, sarampo, hepatite B, caxumba, rubéola, difteria, tétano, tuberculose, febre amarela, coqueluche, poliomielite e influenza (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2020).
O Ministério da Saúde e a Secretaria de Vigilância em Saúde já estão se
preparando para o planejamento da imunização contra o SARS-CoV-2 (COVID-19) o qual irá apontar os grupos populacionais a serem imunizados, calendário a ser adotado, número de doses e todas as outras informações relevantes, como divulgado pelo secretário de vigilância em saúde do MS, Arnaldo Medeiros. Porém, o mesmo só será concluído e divulgado após a confirmação da eficácia de alguma das vacinas em desenvolvimento no país. Dentre estas, as mais avançadas são a CoronaVac, vacina chinesa em fase de teste em humanos pelo Instituto Butantan; e a vacina em associação com o Laboratório AstraZeneca e a Universidade de Oxford a qual também está em fase de teste em humanos (Lupion, 2020; Amorim, 2020).

Referências:

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Programa Nacional de Imunizações: 30 anos. Série C: Projetos e Programas e Relatórios. 2003

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Programa Nacional de Imunizações (PNI). Disponível em:
http://www.blog.saude.gov.br/index.php/entenda-o-sus/50027-programa-nacional-de-imunizacoes-pni. Acesso em: 07 de setembro de 2020.

Lupion, B. Como o Brasil se prepara para garantir a vacina de covid-19 à população. 2020. Disponível em:
https://p.dw.com/p/3gnQu. Acesso em: 07 de setembro de 2020.

Amorim, S. Plano nacional de imunização será divulgado após comprovação da eficácia de vacina para Covid-19, diz
Ministério da Saúde. 2020. Disponível em:
https://br.noticias.yahoo.com/plano-nacional-imuniza%C3%A7%C3%A3o-ser%C3%A1-divulgado-173353574.html. Acesso em:
07 de setembro de 2020.

Comment on this FAQ

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa da nossa ajuda?
A Sala de situação quer te apoiar a melhorar seu trabalho, conte conosco para fortalecer a vigilância em saúde em sua área de atuação.