Formulário de Contato

09.04 Existem substâncias capazes de reforçar o sistema imunológico? Posso usá-las sem nenhum risco?

Alguns produtos da Indústria Farmacêutica e Alimentícia são usados para
estimular o sistema imunológico em indivíduos que por algum motivo não
conseguem extrair todos os nutrientes necessários da alimentação. Dessa forma, ressalta-se que, para determinar o estado de saúde e a necessidade de suplementação de alguém são necessários exames clínicos. Os produtos citados abaixo estão sendo amplamente abordados tendo em vista o cenário de pandemia, e por isso, fizemos um compilado de informações a fim de que fique claro para o que e quando são indicados. Essa não é uma forma de incentivo à automedicação, salientamos que todos os medicamentos possuem efeitos adversos e por isso só devem ser usados com prescrição médica.
I. Polivitamínicos: a comunidade científica concorda que uma alimentação
equilibrada é capaz de fornecer a uma pessoa saudável todos os nutrientes
necessários e nas quantidades adequadas, por isso a suplementação
vitamínica é indicada apenas em situações específicas, quando é inviável
alcançar as recomendações vitamínicas via alimentação (RAMOS et al.).
II. Probióticos: é validada a relação entre a microbiota intestinal e o sistema imunológico, dessa forma, probióticos são usados em medicina humana na prevenção e tratamento de doenças, na regulação da microbiota intestinal, em distúrbios do metabolismo gastrintestinal, como imunomoduladores, e na inibição da carcinogênese (COPPOLA; GIL-TURNES, 2004).
III. Estimoral: é um medicamento indicado para o estímulo dos mecanismos de defesa do organismo em crianças e adultos prevenindo algumas infecções respiratórias recorrentes, como: como rinite, sinusite, otite, faringite, laringite, bronquite e suas formas compostas.
IV. Oscillococcinum: é um medicamento homeopático indicado para auxiliar na prevenção e no tratamento dos estados gripais.

Comment on this FAQ

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa da nossa ajuda?
A Sala de situação quer te apoiar a melhorar seu trabalho, conte conosco para fortalecer a vigilância em saúde em sua área de atuação.