Formulário de Contato

02.01 Como ocorre a transmissão?

A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo, por meio do (e):
● Aperto de mão. Essa é a principal forma de contágio, pois temos o hábito de levar as mãos sujas aos olhos, boca e nariz;
● Gotículas de saliva;
● Espirro;
● Tosse;
● Objetos ou superfícies contaminadas, como por exemplo: celulares, mesas, maçanetas, brinquedos e teclados de computador etc.
As taxas de transmissão relatadas de um indivíduo com infecção sintomática variam de acordo com a localização e as intervenções de controle de infecção. De acordo com um relatório conjunto da OMS-China, a taxa de COVID-19 secundário variou de 1 a 5 por cento entre dezenas de milhares de contatos próximos de pacientes confirmados na China. Entre os tripulantes de um navio de cruzeiro, 2% desenvolveram infecção confirmada. Nos Estados Unidos, a taxa de ataque secundário sintomático foi de 0,45% entre 445 contatos próximos de 10 pacientes confirmados (UptoDate, 2020).
A transmissão da COVID-19 de indivíduos assintomáticos (ou indivíduos
dentro do período de incubação) também foi descrita. No entanto, a extensão em que isso ocorre permanece desconhecida. A triagem sorológica em larga escala pode fornecer uma melhor noção do escopo das infecções assintomáticas e informar a análise epidemiológica; vários testes sorológicos estão em desenvolvimento (UptoDate, 2020).

Comment on this FAQ

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa da nossa ajuda?
A Sala de situação quer te apoiar a melhorar seu trabalho, conte conosco para fortalecer a vigilância em saúde em sua área de atuação.