Formulário de Contato

02.02 Como ocorre a infecção?

A ACE2 (Enzima Conversora de Angiotensina 2) foi identificada como um receptor funcional para os coronavírus, incluindo SARS-CoV e SARS-CoV-2. Essa enzima compõe o Sistema Renina Angiotensina Aldosterona, e é classificada como uma aminopeptidase (responsável por catalisar a clivagem de aminoácidos do terminal amino de proteínas ou peptídeos). Ela desempenha um papel vital nos sistemas cardiovascular e imunológico, além do mais, está envolvida na função cardíaca e no desenvolvimento de hipertensão e diabetes mellitus (ZHENG et al., 2020).
A ligação da proteína spike do vírus à ACE2 é o que desencadeia a infecção
por SARS-Cov-2. Essa classe viral invade especialmente células epiteliais
alveolares, o que resulta em sintomas respiratórios. No entanto, danos ao miocárdio também vem sendo observados, eles podem estar relacionados a ACE2 e/ou a uma resposta imunológica excessiva que desencadeia uma tempestade de citocinas, essa disfunção unida aos danos respiratórios e hipoxemia causadas pelo vírus podem acarretar em lesões miocárdicas (ZHENG et al., 2020).

Comment on this FAQ

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa da nossa ajuda?
A Sala de situação quer te apoiar a melhorar seu trabalho, conte conosco para fortalecer a vigilância em saúde em sua área de atuação.