Formulário de Contato

A contaminação pelo COVID-19 pode ocorrer mais de uma vez na mesma pessoa?

Estudos têm demonstrado que sim. A contaminação pode ocorrer mais de uma vez, porém a resposta celular contra o vírus pode manifestar-se diferente da primeira infecção, isso vai depender da imunidade de cada pessoa. Ou seja, o organismo humano apresenta duas formas de defesa: a imunidade inata e adaptativa. A primeira corresponde a primeira barreira de proteção contra invasores e não apresenta memória imunológica. Ao contrário disso, a segunda barreira de proteção, diz respeito a produção de anticorpos que combate os patógenos. Tendo em vista essas duas formas de defesa celular, a contaminação pelo novo coronavírus pode gerar respostas de defesa diferente em cada pessoa. Com isso, pode ocorrer de fato uma reinfecção, porém, até o momento, ainda não se tem estudos que comprovam o tempo de duração da imunidade e se os sintomas neste caso se apresentam ou não de forma mais branda nesses indivíduos.

Referências:

GALLAGHER, James. Imunidade e coronavírus: é possível pegar covid-19 mais de uma vez? Esta e outras questões ainda sem resposta. BBC News. 29 de abril de 2020. Disponível em: . Acesso em: 16 jun. de 2020.

MIZOBE-ONO, L.; ARAÚJO, J.L.P.; DOS-SANTOS, M.C. Componentes das imunidades inata e adaptativa presentes na saliva humana. Revista de Odontologia da UNESP. V.35 ed. 4 p.253-261, 2006. Disponível em: https://www.revodontolunesp.com.br/article/588017df7f8c9d0a098b4954/pdf/rou-35-4-253.p df. Acesso em: 16 jun. De 2020.

Comment on this FAQ

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa da nossa ajuda?
A Sala de situação quer te apoiar a melhorar seu trabalho, conte conosco para fortalecer a vigilância em saúde em sua área de atuação.