Formulário de Contato

17.02 A pandemia causada pela COVID-19 aumentará índices de pobreza entre mulheres devido a desigualdade de gênero

Sabemos que a pandemia causada pelo novo coronavírus irá causar um
aumento no índice de pobreza de alguns países, visto que estabelecimentos estão sendo fechados e empregos sendo perdidos (Nicola, et al., 2020). Anteriormente ao início da pandemia, de acordo com o IPM (índice de pobreza multidimensional) foi possível notar uma melhora nesse índice, 65 dos 75 países estudados pela ONU (Organização das Nações Unidas) mostraram essa melhora entre os anos de 2000 a 2019. Mas com os dados apresentados recentemente, o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) alerta que com a pandemia esses avanços estão em risco (ONU,2020).
Além disso, o relatório também lançado pela PNUD mostra que este aumento será maior entre o sexo feminino do que no sexo masculino. A ONU alega que os impactos causados pela COVID-19 afetam mais as mulheres e meninas devido a desigualdade de gênero (PNUD,2020). A PNUD apresentou um documento (pandemia está colocando luta pela igualdade de gênero em risco) onde mostra como a crise causada pelo novo coronavírus coloca em risco o desenvolvimento humano das mulheres. O documento apresentado mostrou que as mulheres já apresentam mais desafios na área da saúde e finanças do que os homens “enquanto a crise afeta a todos, mulheres enfrentam desproporcionalmente esses problemas econômicos e sociais apenas por serem mulheres” (UNDP, 2020).
As condições de inserção e de trabalho no atual mercado para maioria das
mulheres ainda é inferior a fornecida para a maioria dos homens. A diferença salarial por cargos semelhantes, jornada de trabalho dupla (emprego + cuidados do lar) são exemplos de dificuldades que muitas passam (Cavazotte, et al., 2010; Amaral, 2012). Mulheres são em maior número as responsáveis solos, fazendo com que muitas não possam dedicar seu tempo em empregos externas e/ou com uma alta jornada de trabalho, ainda mais agora com as crianças em casa por causa da pandemia e o isolamento social, fazendo com que essas larguem os serviços externos, aumentando o índice de desemprego e futuramente o índice de pobreza (ONU, 2020; UNDP, 2020).
Representam também, a maioria em empregos informais, o que as deixam
mais propensas a sofrerem injustiças no mercado de trabalho, possuindo menor proteção contra demissões, licenças e outros direitos. Então resumindo, estão mais vulneráveis ao desemprego e suas consequências. Também, gastam em uma média diária mais de três horas a mais em cuidados domésticos do que os homens, portanto, com a quarentena, tende a aumentar ainda mais o tempo que elas gastam no cuidado de casa, das crianças, doentes e idosos (PNUD,2020).
Portanto, compreender e entender os impactos que a pandemia acarretará
sobre as mulheres, em todos os setores (saúde, economia, social), mas
principalmente no âmbito econômico, permitirá a criação de políticas públicas e programas que busquem reduzir essa desigualdade entre os gêneros, que poderá ser acentuada durante e pós-pandemia, buscando sempre um mundo mais justo para todos (UNDP, 2020).

Referências:

  • Amaral, G. A. Os desafios da inserção da mulher no mercado de trabalho. Itinerarius Reflectionis – Revista Eletrônica do Curso de Pedagogia UFG, v.2, n.13, 20p., 2012.
  • Cavazotte, F. S.; Oliveira, L. B.; Miranda, L. C. Desigualdade de gênero no trabalho: reflexos nas atitudes das mulheres e em sua intenção de deixar a empresa. Revista de Administração, v.45, n.1, pp. 70-83, março de 2010.
  • Nicola, M.; Alsafi, Z.; Sohrabi, C.; Kerwan, A.; Al-Jabir, A.; Iosifidis, C.; Agha, M.; Agha, R. The socio-economic implications of the coronavirus pandemic (COVID-19): A review. International Journal of Surgery, v.78, pp. 185-193, 12 de abril de 2020.
  • ONU, Organização das Nações Unidas. Pandemia põe em risco progresso alcançado pelos países contra múltiplas dimensões da pobreza. Publicado online em 17 de julho de 2020, disponível emhttps://nacoesunidas.org/pandemia-poe-em-risco-progresso-alcancado-pelos-paises-contra-multiplas-dimensoes-da-pobreza/. Acesso em 08 de agosto de 2020.
  • PNUD, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – ONU. Pandemia está colocando luta pela igualdade de gênero em risco, diz relatório da ONU. Publicado online em 17 de julho de 2020, disponível em https://nacoesunidas.org/pandemia-esta-colocando-luta-pela-igualdade-de-genero-em-risco-diz-relatorio-da-onu/. Acesso em 08 de agosto de 2020.
  • UNDP, United Nations Development Programe. Gender Inequality and The COVID-19 Crises: A Human Development Perspective. Publicado online em 13 de julho de 2020, disponível em: https://nacoesunidas.org/pandemia-esta-colocando-luta-pela-igualdade-de-genero-em-risco-diz-relatorio-da-onu/. Acesso em: 08 de agosto de 2020.

Comment on this FAQ

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa da nossa ajuda?
A Sala de situação quer te apoiar a melhorar seu trabalho, conte conosco para fortalecer a vigilância em saúde em sua área de atuação.