Formulário de Contato

08.03 Fake News na Pandemia

Desde o surgimento dos primeiros casos de SARS-CoV-2 inúmeras informações, verdadeira e falsas, começaram a circular por mídias sociais do mundo. A informação é uma arma poderosa que pode ser de extrema valia para o combate à pandemia atualmente instaurada. Porém, podem ser divulgadas de modo errôneo e equivocado, capaz a causar a morte de outras pessoas.
As informações falsas (FAKE NEWS), variam desde a biologia do vírus até o seu modo de tratamento. No início nada se sabia sobre a epidemiologia ou como evitar e tratar dessa nova entidade que assombra a sociedade de 2020, tornando-se um prato cheio na produção de informações falsas. Aos poucos, a ciência avança e traz respostas verdadeiras com embasamento científico através de incansáveis e incessantes pesquisas das mais diversas.
No Brasil, foi necessária a criação de um serviço específico pelo próprio Ministério da Saúde (MS) para atuar no combate à disseminação dessas notícias. A tabela abaixo mostra alguns exemplos e a contra-argumentação do MS (NETO, M. et al., 2020).

CategoriaTítulo da Notícia                       Veículo de InformaçãoContra-argumentação
Informações relacionadas aos discursos de autoridades na saúdeAplicativo Coronavírus-SUS, do Governo do Brasil, é inseguroWhatsAppO aplicativo Coronavírus-SUS-COVID-19, foi desenvolvido pelo Ministério da Saúde, com as precauções de segurança em sua construção e na divulgação das informações.
TerapêuticaTomar bebidas quentes para matar o coronavírusWhatsAppA mensagem possui características de Fake News, pois os dados e informações são vagas, com erros ortográficos e pede seu compartilhamento. Ademais, a comunidade científica e a OMS não reconhecem nenhuma substância ou medicamento para cura da COVID-19
Medida de prevençãoBeber muita água e fazer gargarejo com água morna, sal e vinagre previne coronavírusWhatsAppAté o momento, não há evidência de nenhum medicamento, substância, vitamina, alimento, muito menos beber muita água e fazer gargarejo com estas substâncias para prevenir a infecção pelo coronavírus (COVID-19).
Prognósticos da doençaPesquisa publicada por cientistas chineses diz que coronavírus tornará a maioria dos pacientes do sexo masculino infértilInternetO artigo citado está em fase de prépublicação e não foi revisado pelos pares, portanto tem pouco valor científico no momento. Esse artigo traz dados preliminares sobre a possibilidade de infecção de células do testículo pelo coronavírus (COVID-19), porém menciona que não existem dados suficientes para se estabelecer um risco de esterilidade masculina.
VacinaçãoChina anuncia vacina para coronavírusInternetNão há vacina contra o coronavírus até o momento, apesar de haver pesquisas em andamento.

Um estudo de 2019, realizado nos Estados Unidos, mostrou que as redes sociais Twitter, Whatsapp e Facebook são as principais redes de disseminação de notícias falsas e que os mais idosos são propensos a acreditar e compartilhar esse tipo de desinformação independentemente do assunto abordado (GRINBERG, N. et al., 2019).
Um exemplo sobre este tema, foi o fatídico dia em que o presidente norte
americano, Donald Trump, fez um comentário sobre a possibilidade de produtos de limpeza, como desinfetantes, ser capaz de combater a infecção viral. Traduzido, ele se expressou da seguinte maneira: “”E então eu vejo o desinfetante onde ele o derruba (o coronavírus) em um minuto. Um minuto. E há uma maneira de fazermos algo assim, por injeção interna ou quase uma limpeza?” Porque, veja você, ele atinge os pulmões, e atinge um número tremendo nos pulmões. Portanto, seria interessante verificar isso. De tal forma que vai ter que ser feito por médicos, mas parece – parece interessante para mim”. Posteriormente, esse comentário, inúmeras
notícias foram veiculadas com informações de centros de envenenamento a respeito do aumento na ligação de pessoas que injetaram ou ingeriram produtos de limpeza procurando um método de prevenção (O’LAUGHLIN, F., 2020; SHEETS, M., 2020; KLUGER, J., 2020). Lembrem-se, produtos de limpeza, ingeridos ou injetados, podem ser letais e causar sua morte.
Portanto, evite cair nesse tipo de informação e acreditar em tudo que vê de primeira. Abaixo, encontram-se algumas dicas divulgadas pelo “MANUAL DE ENFRENTAMENTO DE FAKE NEWS EM TEMPOS DE COVID-19” produzida por grupos da Universidade Federal de Pernambuco (2020):
1 – Não leia apenas o título;
2 – Certifique-se de que as informações e fontes são seguras;
3 – Observe se existe um consenso em mais de um veículo de informação;
4 – Na dúvida, não compartilhe;
5 – Não ignore as informações científicas, mas considere que tudo é muito novo e ainda não temos nada definitivo;
6 – Reconheça o erro, alerte o próximo e denuncie.


Referências


GRINBERG, N. et al. Fake news on Twitter during the 2016 U.S. presidential election. Science, v. 363, n. 6425, 2020. Disponível em: https://science.sciencemag.org/content/363/6425/374/tab-pdf. Acesso em: 24 de agosto de 2020.


KLUGER, J. Accidental Poisonings Increased After President Trump’s Disinfectant Comments. 2020. TIME. Disponível em https://time.com/5835244/accidental-poisonings-trump/. Acesso em: 25 de agosto de 2020.


NETO, M. et al. Fake news no cenário da pandemia de Covid-19. Cogitare enferm, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v25i0.72627. Acesso em: 25 de agosto de 2020.


O’LAUGHLIN, F. Health officials: Man drank toxic cleaning product after Trump’s comments on disinfectants. 2020. WHDH. Disponível em: https://whdh.com/news/health-officials-man-drank-toxic-cleaning-product-after-trumps-comments-on-disinfectants. Acesso em: 25 de agosto de 2020.


SHEETS, M. Two men in Georgia and one man in Kansas drank liquid cleaning products ‘to ward off COVID-19’ after Trump suggested injecting disinfectant into the lungs to combat the virus. 2020. DAILYMAIL. Disponível em: https://www.dailymail.co.uk/news/article-8265665/Kansas-man-drank-cleaning-product-Trump-suggested-injecting-disinfectant-fight-coronavirus.html. Acesso em: 25 de agosto de 2020.


UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE). MANUAL DE ENFRENTAMENTO DE FAKE NEWS EM TEMPOS DE COVID-19. 2020. Disponível em: https://sites.ufpe.br/rpf/wpcontent/uploads/sites/43/2020/05/Manual-de-enfrentamento-a-fake-news.pdf. Acesso em: 25 de agosto de 2020.

Comment on this FAQ

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa da nossa ajuda?
A Sala de situação quer te apoiar a melhorar seu trabalho, conte conosco para fortalecer a vigilância em saúde em sua área de atuação.