//--------------- Google Analytics --------------- //------------------------------------------------

Confira o SITREP da #53 – Saúde animal em todo o mundo

Por: Comunicação SDS

No Sitrep #53 houve nove relatórios de saúde animal em todo o mundo. Na França, houve um caso de Febre do Nilo Ocidental, doença que não reportava casos na região desde outubro de 2021. Mais de 40 equinos foram considerados suscetíveis, porém apenas um animal testou positivo. As medidas de controle foram aplicadas.

Outro caso de Febre do Nilo Ocidental foi notificado na Alemanha, com o registro de apenas um equino infectado. Medidas de controle, como a rastreabilidade, foram adotadas. Já na Espanha, notificou-se um novo caso de Influenza Aviária de alta patogenicidade. Mais de 15.000 aves foram consideradas suscetíveis, mas ainda estão sendo realizados testes diagnósticos. 

Na África, foi reportado um caso de Peste Suína Africana. A região nunca tinha notificado casos da doença e mais de 80 suínos foram expostos ao vírus, com 15 óbitos no total. Outros quatro surtos de Peste Suína Africana foram notificados na Rússia. Em Shmelevka, oito suínos foram expostos ao vírus, sendo dois óbitos e em Kargino, dois suínos foram considerados suscetíveis e ambos vieram a óbito. Já em Sruninskoe, apenas um caso foi confirmado em um javali, que veio a óbito. Além desses, em Kuybyshev, houve um surto onde mais de 500 animais foram considerados suscetíveis, sendo 11 óbitos no total. As medidas de controle necessárias foram aplicadas.

Por fim, a França também registrou um alerta para Necrose Hematopoiética Infecciosa em uma piscicultura. Essa, é uma doença viral que afeta salmonídeos, que nesse caso, foram as Trutas arco-íris. Cerca de 144 toneladas de peixe foram consideradas suscetíveis e seis toneladas foram confirmadas com a doença.

Confira o documento completo aqui.

O que é SITREP Animal?

O Sitrep Animal é um documento que tem foco na divulgação de eventos de importância em saúde única internacional, com foco preventivo e informativo, baseado na vigilância de eventos através de canais diretos e indiretos, como sites oficiais e ferramentas de busca na internet. Sua importância se revela diante da praticidade e da confiabilidade trazidas, pois auxilia na análise epidemiológica da saúde animal em todo o mundo. Assim, contribui para profissionais da área de maneira que eles possam ficar a par das notificações feitas em determinado período.

Os Sitreps são feitos por estudantes residentes da Sala de Situação que, com o auxílio de um professor orientador, buscam esses dados em fontes seguras e os integram em um documento. Semanalmente, os dados são atualizados e reportados pelos alunos.

Saúde Única

Esse conceito surgiu para centralizar a integração entre saúde humana, saúde animal e saúde ambiental. Dessa forma, para garantir que a saúde única, ou One Health, em inglês, seja viabilizada na prática, é necessário que haja uma abordagem transdisciplinar, a qual resulte em ações que impactem os três âmbitos. Um exemplo é o controle de zoonoses, que traçam atividades de vigilância e prevenção de forma direta ou indireta sobre populações de animais alvo, que refletem em um benefício direto para a saúde humana. Assim, One Health torna-se fundamental para ultrapassar a barreira que divide as diferentes esferas de saúde e integrar as ações desses profissionais, tornando a saúde única.

O segmento One Health da Sala de Situação de Saúde é um grupo formado por seis integrantes fixos e quatro volantes. A cada mês, quatro membros do Programa de Residência Médica Veterinária da Universidade Nacional de Brasília integram os trabalhos do grupo. A intenção da equipe é introduzir atividades práticas e científicas no campo da saúde única.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

pt_BRPT_BR