O consumo alimentar saudável é identificado como um fator determinante para a saúde de um indivíduo em todas as fases da vida. A alimentação é necessária para o fornecimento de energia ao corpo, possibilitando que o organismo desempenhe suas funções de maneira adequada. Desse modo, a má nutrição torna-se um risco à saúde, já que está associada a maior prevalência de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), tais como: diabetes mellitus, hipertensão e excesso de peso (sobrepeso e obesidade).
Nesse contexto, a Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN) fortalece o cuidado e a promoção da saúde por meio do monitoramento do consumo alimentar tanto individual quanto coletivo no Sistema Único de Saúde (SUS). Na Atenção Primária à Saúde (APS), as práticas de consumo alimentar e o perfil nutricional são analisados pelo formulário de avaliação dos marcadores de consumo alimentar.
Os marcadores de consumo alimentar são instrumentos de fácil aplicação, com o intuito de apoiar as equipes da Atenção Básica de Saúde na identificação do padrão alimentar e avaliação da dieta. Essa ferramenta caracteriza-se pela análise de consumo do dia anterior, reduzindo o viés de memória do paciente.
Além disso, há três tipos de formulários: um destinado a crianças menores de 6 meses, permitindo avaliar as práticas de aleitamento materno e a introdução alimentar precoce. O segundo, destina-se a crianças de 6 a 23 meses, visando a introdução dos alimentos e a identificação de risco ou proteção para as carências nutricionais. Por fim, o terceiro tipo de formulário abrange indivíduos de 2 anos ou mais (incluindo gestantes, adolescentes, adultos e idosos). Os marcadores para esse público se baseiam no Guia Alimentar para a População Brasileira.
BRASIL. Ministério da Saúde. Orientações para avaliação de marcadores de consumo alimentar na Atenção Básica. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2015. 33 p. Recurso eletrônico. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/marcadores_consumo_alimentar_atencao_basica.pdf.
RICCI, J. M. S.; BALBINO, A. C. de M.; OLIVEIRA, P. H. B. ; SATO, P. de M.; LOURENÇO, B. H. Facilitadores, barreiras e estratégias para ampliar o uso dos marcadores do consumo alimentar na atenção primária à saúde. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 41, n. 1, e00119224, 2025. DOI: 10.1590/0102-311XPT119224.
