Quienes somos

Somos um ambiente para aproximar os estudantes, professores, colaboradores e profissionais de saúde a participarem desse processo de ensino-aprendizagem dos saberes teóricos e práticos de forma multidisciplinar, através da construção de conhecimento coletivo.

Colaboramos para a construção de visões críticas, práticas integradas e, interdisciplinares sobre complexidade da saúde, seja ela nos campos social, econômico, epidemiológico ou cultural. Sendo uma importante estratégia de análises e sistematização dos dados relacionados à saúde, nos diversos níveis de gestão em saúde.

A Sala de Situação em Saúde (SDS) foi criada em agosto de 2017, a partir de um Projeto de Extensão nomeado “FS Saudável”. Coordenada pelo Prof. Dr. Jonas Brant, que atua também como professor no Departamento de Saúde Coletiva e sub coordenada pela Dra. Marcela Santos, que atua como Professora Voluntária da UnB e também na SDS, auxiliando os estagiários e colaborando para a formação dos estudantes.

A Sala de Situação tem como objetivo apoiar no monitoramento, análise e definição de ações em saúde junto aos estudantes e gestores em saúde na tomada de decisão, visando ser uma referência nacional e internacional. Para o enfrentamento de cenário de crise, a SDS está fundamentada em quatro eixos: Gestão, Comunicação, Vigilância e Tecnologia da Informação.  Cada um deles é composto por equipes que atuam de forma remota e/ou presencial.

Temos a missão de ser um espaço de suporte pedagógico e tecnológico para ensino, pesquisa e extensão, que permita uma melhor caracterização e interação entre diferentes atores institucionais e a realidade epidemiológica e tecnológica do Sistema Único de Saúde (SUS).

Atuando como um laboratório transdisciplinar de áreas como saúde, educação e tecnologia, buscando estabelecer parcerias com demais institutos e faculdades da UnB, bem como com instituições do Brasil e exterior, provendo a comunidade acadêmica com melhores oportunidades e meios para ensino, pesquisa e extensão em saúde. Tornando-se referência em aprendizagem profissional e criação de salas semelhantes, com interdisciplinaridade, cooperação, qualidade e transparência.