//--------------- Google Analytics --------------- //------------------------------------------------

Mais de 9 Mil Vacinas para a Prevenção de Bronquiolite em Bebês Chegam no DF

O Vírus Sincicial Respiratório é (VSR) é um dos agentes infecciosos que mais causa casos de bronquiolite e pneumonia grave no Brasil, especialmente no grupo de recém nascidos até  menores de 2 anos. Em 2025, até 09 de Agosto, ocorreram 31.493 hospitalizações e 236 óbitos nessa faixa etária em decorrência de doenças causadas pelo vírus. 

Frente a esse problema, no início do ano de 2025 o Plano Nacional de Imunização (PNI) incluiu no quadro de vacinas disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) a vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório, com início da distribuição prevista para Novembro deste ano. Nesse cenário, o Distrito Federal (DF) deu um passo significativo na proteção da saúde infantil ao receber um lote de 9.465 doses da vacina contra o VSR.

A vacinação das gestantes no DF teve início no dia 03 de Dezembro, sendo disponibilizada em diversas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O público-alvo são as mulheres a partir da 28ª semana de gestação, sem restrições quanto à idade materna. O esquema vacinal é de dose única e deve ser repetido a cada nova gravidez. Essa estratégia tem como fundamento a transferência de anticorpos da mãe para o feto através da placenta. Desta forma, o bebê já nasce com uma proteção prévia contra o VSR nos seus primeiros e mais críticos meses de vida.

Cabe ressaltar que a  imunização de gestantes é considerada uma das formas mais eficazes de proteger os bebês, especialmente nos primeiros seis meses de vida, período em que o sistema respiratório é mais imaturo e suscetível. Dessa forma, com a distribuição das 9,4 mil doses, a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) estabeleceu como meta vacinar pelo menos 80% do público-alvo de gestantes. Ao atingir esta taxa, espera-se uma redução considerável nas internações e complicações respiratórias em crianças pequenas 

Para receber a imunização, a gestante deve se dirigir a uma Unidade Básica de Saúde! Para verificar a disponibilidade da vacina em cada região e o UBS, recomenda-se acessar o site da Secretaria de Estado de Saúde, o qual fornece essa informação atualizada.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.

es_ESES