//--------------- Google Analytics --------------- //------------------------------------------------

glossarioOneHealth

Glossário

O Epi-Ride busca melhorar a capacidade de monitoramento, a gestão de crises e proporcionar respostas mais efetivas às demandas de saúde da população. Para isso, a Sala de Situação de Saúde fornece este glossário a fim de auxiliar os usuários nos conhecimentos de palavras chaves utilizadas durante o trabalho

One Health

Saúde Global

Ainda que não haja um consenso no meio científico sobre sua definição, o termo Saúde Global se consolida como uma ação colaborativa transnacional para promoção dos campos de conhecimento da saúde coletiva, da saúde pública e da saúde internacional em questões que transcendem os limites fronteiriços e os interesses de uma nação em particular. 

 

Configura-se na ampliação do diálogo centrada na redução das iniquidades, na mobilização de recursos, na ampliação das intervenções e acordos entre diversos atores sociais incluindo países, agências, instituições públicas e privadas tendo como princípios a justiça social, a equidade, a solidariedade, a compaixão e o respeito mútuo.


Referências

BUSS, P.M., GALVÃO, Luiz A. e BUSS, Daniel F. Saúde na Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável: política central para a governança global. In. Diplomacia em Saúde e Saúde Global: perspectivas latino-americanas. Rio de Janeiro, Ed. Fiocruz, 2017.

BUSS, P.M., TOBAR, S. Apresentação. In. Diplomacia em Saúde e Saúde Global: perspectivas latino-americanas. Rio de Janeiro, Ed. Fiocruz, 2017.

MARKLE, William H.; FISHER, Melanie A.; SMEGO JR, Raymond A. Compreendendo a Saúde Global-2. AMGH Editora, 2015.



FORTES, Paulo Antonio de Carvalho. Refletindo sobre valores éticos da Saúde Global. Saúde e Sociedade, v. 24, p. 152-161, 2015.

FORTES, Paulo Antônio de Carvalho; RIBEIRO, Helena. Saúde Global em tempos de globalização. Saúde e Sociedade, v. 23, p. 366-375, 2014.

FRIED, Linda P. et al. Global health is public health. Comment. The Lancet, Vol 375, February 13, 2010.

Saúde Única

O conceito de Saúde Única surgiu do estudo integrado de zoonoses e podemos defini-lo como uma abordagem que reconhece a íntima e complexa conexão existente entre a saúde dos animais, pessoas e do meio ambiente. Uma vez que estão interconectados e são interdependentes, alterações em qualquer uma dessas esferas impactam a outra, o que pode contribuir para emergência ou ressurgência de doenças.

 

O principal pilar da Saúde Única é a colaboração interdisciplinar e intersetorial visando a resolução coletiva dos problemas que envolvem a tríade humano - animal - ambiente. O modelo “guarda-chuva” ilustra o conceito interdisciplinar da Saúde Única, por englobar diversos atores e fatores de diferentes áreas que impactam direta ou indiretamente a saúde pública.                                     Referências

Gyles, Carlton. “One Medicine, One Health, One World.” The Canadian veterinary journal = La revue veterinaire canadienne vol. 57,4 . 345-6. 2016. Disponível em:    https://ohi.vetmed.ucdavis.edu/about/one-health#:~:text=The%20One%20Health%20approach%20recognizes,the%20larger%2C%20total%20living%20ecosystem.  Acesso em 8 fev. 2023.

Mackenzie JS, Jeggo M. The One Health Approach—Why Is It So Important? Tropical Medicine and Infectious Disease.; 4(2):88. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.3390/tropicalmed4020088. Acesso em 10 fev. 2023.

Henrik Lerner & Charlotte Berg.The concept of health in One Health and some practical implications for research and education: What is One Health?, Infection Ecology & Epidemiology, 5:1,2015.  Disponível em: https://doi.org/10.3402/iee.v5.25300. Acesso em 10 fev. 2023.

KAHN, Laura H. et al. Teaching “one medicine, one health”. The American journal of medicine, v. 121, n. 3, p. 169-170, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.amjmed.2007.09.023. Acesso em 10. fev. 2023.

Zoonose

As zoonoses são doenças infecciosas que podem ser transmitidas de animais para seres humanos, e vice-versa. Elas podem ser causadas por bactérias, vírus, fungos, parasitas e príons. O modo de transmissão pode ocorrer de várias maneiras, incluindo contato direto ou mordedura por animais infectados, ingestão de alimentos ou água contaminados, e até mesmo por picada de insetos infectados, que atuam como vetores de doenças. São exemplos de doenças zoonóticas a raiva, a leptospirose, a toxoplasmose, a brucelose e a febre do Nilo Ocidental. A prevenção contra algumas zoonoses envolve medidas profiláticas como lavar as mãos com frequência, evitar o contato próximo com animais domésticos doentes ou animais silvestres, lavar e/ou cozinhar bem os alimentos, vacinar-se e proteger-se contra a picada de insetos.


Referências:

Organização Mundial da Saúde. Zoonoses. Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/zoonoses#:~:text=A%20zoonosis%20is%20an%20infectious,food%2C%20water%20or%20the%20environment.

Centers for Disease Control and Prevention. Zoonoses. Disponível em:https://www.cdc.gov/onehealth/basics/zoonotic-diseases.html

es_ESES