Formulário de Contato

Sobre nós

Em 31 de dezembro de 2019, foi enviado para a Organização Mundial da Saúde (OMS) um alerta sobre a quantidade de casos de pneumonia na cidade de Wuhan, na China. Surgia um novo tipo de Coronavírus em seres humanos. Logo após, em 30 de janeiro, foi declarado pela OMS que o novo Coronavírus se tratava de um surto de Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII), seguindo o Regulamento Sanitário Internacional. No dia 11 de março de 2020, a Covid-19 (nome dado à doença causada pelo novo Coronavírus: SARS-CoV-2) foi caracterizada pela OMS como uma pandemia. (OMS, 2020).

O primeiro caso da doença registrado no Brasil foi em 26 de fevereiro de 2020, no estado de São Paulo. No Distrito Federal, em 5 de março de 2020 veio a confirmação da primeira pessoa infectada. Após este registro, houve uma crescente no número de casos, tornando o cenário de emergência do DF cada vez mais preocupante, visto que por semanas, os casos apenas cresciam, sem baixas registradas.

Diante deste cenário, em maio de 2020 surgiu o projeto denominado “Ações integradas de pesquisa e serviços para o enfrentamento da pandemia de covid-19 no Distrito Federal”, atualmente chamado de Epi-RIDE. Inicialmente era um projeto em parceria entre Ministério da Educação e Universidade de Brasília, onde a Sala de Situação de Saúde seria responsável por um eixo, voltado para o suporte na construção de planos de contingência e desenvolvimento de análises de modelagem matemática para construção de possíveis cenários da epidemia nesses municípios.

EPI-RIDE

JAN/2020

Em 30 de janeiro, foi declarado pela OMS, que o novo Coronavírus se tratava de um surto de Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII).

 

MAR/2020

No dia 11 de março de 2020, a Covid-19 foi caracterizada pela OMS como uma pandemia.

2021

Surgimento da TiLS, parceria entre a Sala de Situação de Saúde da UnB e a Associação Brasileira de Profissionais de Epidemiologia de Campo, a ProEpi.

 

DEZ/2019

31 de dezembro de 2019, foi enviado para a Organização Mundial da Saúde (OMS), um alerta sobre a quantidade de casos de pneumonia na cidade de Wuhan, na China.

 

FEV/2020

Em 26 de fevereiro, o primeiro caso da doença foi registrado no Brasil, no estado de São Paulo.

 

MAI/2020

Em maio de 2020 surgiu o projeto denominado “Ações integradas de pesquisa e serviços para o enfrentamento da pandemia de covid-19 no Distrito Federal”.

OBJETIVO

O objetivo principal do projeto é apoiar municípios no contingenciamento de casos de COVID-19, através de materiais educativos e técnicos, além de desenvolver e orientar quanto ao uso de ferramentas que otimizem o processo de tomada de decisão por gestores, como por exemplo:

Com a Força-tarefa TiLS Covid-19, uma parceria entre a SDS e a ProEpi, as ações se expandiram. Atualmente, também são realizadas análises de planos de comunicação e planos de contingência, além da produção de notas técnicas.

QUEM SOMOS

Dada a necessidade de suporte acadêmico para o atendimento na frente da Covid-19, um novo projeto nasce. Assim, a equipa coordenada pelos Prof. Dr. Jonas Brant e Prof. Dr. Mauro Sanchez em conjunto com a colaboração da coordenadora técnica Dra. Marcela Santos e da Gestora de Projetos Vanessa Porto, além de outros membros como o Prof. Dr. Ivan Zimmermann, Mestre Silvano Barbosa, entre vários outros colaboradores, criam o Epi-RIDE.

No início fazia parte do projeto IFES, um grande projeto vinculado ao Ministério da Educação. Atualmente, além deste link, a Sala de Situação, por meio desse projeto, em parceria com o ProEpi, construiu a força-tarefa Tills Covid-19. O projeto conta com a participação de estudantes de Saúde Pública, Ciências Biológicas, Medicina Veterinária, Enfermagem, Jornalismo, Comunicação, Informática, entre outros, promovendo que para fazer saúde no seu sentido mais amplo são necessárias diferentes áreas, a intersetorialidade torna-se fundamental.

COORDENADORES

JONAS BRANT

Coordenador

MAURO SANCHEZ

Coordenador

MARCELA SANTOS

Coordenadora

VANESSA TORALES

Gestora de projetos

DEPOIMENTOS

Precisa da nossa ajuda?
A Sala de situação quer te apoiar a melhorar seu trabalho, conte conosco para fortalecer a vigilância em saúde em sua área de atuação.